Você está aqui:
UFSM > Frederico Westphalen > Diretor da UFSM-FW/PM participa do 1º Ciclo Perspectivas Regionais do Projeto RS 2030- “O Nosso Futuro em Debate”
Diretor da UFSM-FW/PM participa do 1º Ciclo Perspectivas Regionais do Projeto RS 2030- “O Nosso Futuro em Debate”
Publicado em
Aconteceu no dia 29 de setembro de 2015, às 9 horas o Encontro Regional RS do 1º Ciclo Perspectivas Regionais do Projeto RS 2030- “O Nosso Futuro em Debate”, no Salão nobre da Associação Comercial e Industrial, em Frederico Westphalen/RS, organizado pela FAMURS. O evento teve como objetivo projetar o futuro do RS nos próximos 15 anos, por meio do desenvolvimento da infraestrutura, cultura, cidadania, finanças e gestão públicas, os temas foram debatidos por prefeitos e lideranças locais e regionais e das entidades que atuam na Região dos Municípios da Zona de Produção e na Região Celeiro. O resultado desse encontro será registrado em um livro e um vídeo, que serão encaminhados a todas as instituições, entidades e partidos políticos do Estado. Genesio Mario da Rosa, diretor dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões apresentou seu compromisso institucional para consolidar a UFSM na região, como ampliação da oferta de cursos superiores; implantação de cursos de mestrado e doutorado; ampliação de estrutura física; construção do restaurante universitário, biblioteca central, ampliação da oferta de moradia estudantil; ampliação da estrutura física do campus de Frederico Westphalen, com salas e laboratório e áreas de convivência para tornar o campus um grande parque para a comunidade de Frederico Westphalen e Região. Genesio destacou a importância da inserção nas comunidades por meio de ações de extensão, as quais vem ao encontro da estratégia do MEC que define em 20% do currículo de graduação ser pautado nas ações de extensão, o que proporciona muitas parcerias com as empresas locais e regionais. O Diretor sugeriu a criação de um “Fórum permanente de discussão municipal e regional” para debater e buscar recursos para as seguintes ações: Criação do Hospital público regional em rede (Unidades de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen como pivôs) ampliação e normatização da rede de hospitais municipais da região, com o objetivo de preparar a rede pública, que será extremamente afetada nos próximos 5 anos pela implantação de empresas de grande porte, principalmente frigoríficos; antecipação do projeto da Ferrovia por meio de ações de cunho regional, para atrair investidores e investimentos públicos para criação de um “Porto Seco” já unindo um ramal à rede ferroviária existente em Panambi; reestruturação das linhas de ônibus para acesso à região (horários e veículos); repensar na viabilidade de um aeroporto regional (estudo da logística). Por fim, sugeriu ainda outras ações como a melhoria da qualidade da água; produção de alimentos e fixação da população no meio rural em prol do desenvolvimento local e regional para os próximos 15 anos.
Aconteceu no dia 29 de setembro de 2015, às 9 horas o Encontro Regional RS do 1º Ciclo Perspectivas Regionais do Projeto RS 2030- “O Nosso Futuro em Debate”, no Salão nobre da Associação Comercial e Industrial, em Frederico Westphalen/RS, organizado pela FAMURS. O evento teve como objetivo projetar o futuro do RS nos próximos 15 anos, por meio do desenvolvimento da infraestrutura, cultura, cidadania, finanças e gestão públicas, os temas foram debatidos por prefeitos e lideranças locais e regionais e das entidades que atuam na Região dos Municípios da Zona de Produção e na Região Celeiro. O resultado desse encontro será registrado em um livro e um vídeo, que serão encaminhados a todas as instituições, entidades e partidos políticos do Estado.
Genesio Mario da Rosa, diretor dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões apresentou seu compromisso institucional para consolidar a UFSM na região, como ampliação da oferta de cursos superiores; implantação de cursos de mestrado e doutorado; ampliação de estrutura física; construção do restaurante universitário, biblioteca central, ampliação da oferta de moradia estudantil; ampliação da estrutura física do campus de Frederico Westphalen, com salas e laboratório e áreas de convivência para tornar o campus um grande parque para a comunidade de Frederico Westphalen e Região.
Genesio destacou a importância da inserção nas comunidades por meio de ações de extensão, as quais vem ao encontro da estratégia do MEC que define em 20% do currículo de graduação ser pautado nas ações de extensão, o que proporciona muitas parcerias com as empresas locais e regionais.
O Diretor sugeriu a criação de um “Fórum permanente de discussão municipal e regional” para debater e buscar recursos para as seguintes ações: Criação do Hospital público regional em rede (Unidades de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen como pivôs) ampliação e normatização da rede de hospitais municipais da região, com o objetivo de preparar a rede pública, que será extremamente afetada nos próximos 5 anos pela implantação de empresas de grande porte, principalmente frigoríficos; antecipação do projeto da Ferrovia por meio de ações de cunho regional, para atrair investidores e investimentos públicos para criação de um “Porto Seco” já unindo um ramal à rede ferroviária existente em Panambi; reestruturação das linhas de ônibus para acesso à região (horários e veículos); repensar na viabilidade de um aeroporto regional (estudo da logística). Por fim, sugeriu ainda outras ações como a melhoria da qualidade da água; produção de alimentos e fixação da população no meio rural em prol do desenvolvimento local e regional para os próximos 15 anos.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.