UFSM completa nove anos em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

“UFSM Nove Anos: Uma importante data a ser comemorada!

No dia 16 de outubro a UFSM campus Frederico Westphalen e Palmeira das Missões completa nove anos de história na região, uma história que vem sendo construída por grandes desafios que merecem ser comemorados. Se compararmos ao casamento na simbologia, nove anos significam “bodas de cerâmica ou vime”, materiais delicados, mas resistentes e duráveis que representam a resistência da uniãodelicada, duradoura e bonita ao ser protegida das intempéries do tempo. Se compararmos aos seres humanos, estaríamos comemorando o aniversário de uma criança de nove anos. Com suas características psicológicas já definidas, mas com grande necessidade de cuidados.

É nessa ótica que parabenizo a comunidade interna e externa de nosso centro, campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, pela passagem dessa data tão importante em nossa consolidação enquanto instituição. Somos realmente jovens, realmente uma criança quando pensamos que em termos de instituição de ensino, temos apenas nove anos, sendo que no Brasil já existem instituições centenárias, e se compararmos com as instituições da Europa. Bem ai, realmente, temos que nos convencer que ainda há um longo caminho até podermos nos chamar de adolescentes.

Por outro lado, nos tempos de agora, onde os minutos e as horam parecem ser muito mais velozes do que em outras épocas, podemos nos orgulhar que mesmo tão jovens nossa marca na região já é notada. Somos parte da marca UFSM, que na sede em Santa Maria também é uma menina jovem de 55 anos, e juntos podemos nos orgulhar de continuar a cumprir o legado deixado pelo nosso eterno reitor professor Mariano da Rocha Filho, que acreditava na instituição como “referência em ensino pesquisa e extensão atuando de forma direta no desenvolvimento regional”.

Assim, parabenizo a todos aqueles que auxiliaram a trazer nosso centro para essa região, vocês são os verdadeiros heróis dessa história. A nós cabe o papel enquanto instituição pública de retribuirmos seus esforços por meio de nosso trabalho como servidores públicos em educação, com ações de ensino, pesquisa e extensão, auxiliando essa região a tornar-se um dos polos em educação mais qualificados de nosso estado, e porque não dizer do país. Parabéns ao Centro de Educação Superior Norte – RS campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria, em nome de seus técnicos administrativo em educação, docentes, discentes e servidores terceirizados, pela passagem do 9° ano de implantação de nossos campi na região.”

Prof. Genesio Mario da Rosa

Diretor do Centro de Educação Superior Norte – RS campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria