Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Disciplina de Sociologia Rural discute sobre a alimentação saudável

DSC07007O semestre letivo está encerrando e o fechamento da disciplina de Sociologia Rural foi realizado na tarde do dia 26 de novembro de 2015.  A cadeira é ministrada pelo professor Oscar A. Torres Figueredo para os acadêmicos do quarto semestre do curso de Engenharia florestal.

No decorrer da segunda parte da disciplina foi mencionada e discutida a questão da produção e consumo de alimentos e suas implicâncias para o meio ambiente e a saúde. Além disso, foi destacado o problema da fome no mundo e a Revolução verde veio a combater isso mediante as tecnologias da motomecanização, agrotóxicos, adubos químicos e o melhoramento genético de planta e animais.

O professor Oscar, menciona: “Uma mentira contada tantas vezes, acaba sendo levada como verdade: é isso que ocorre quando nos falam constantemente sobre a falta de alimentos no país e no mundo. Assim, se nos pressiona para produzirmos mais alimentos de modo a acabar com a fome. Somente que, na atualidade, a questão da fome não é por falta de alimentos, o que existe é falta de acesso das pessoas, tanto para produzir como para comprar. A agricultura mundial poderia alimentar normalmente, com uma dieta de 2.200 calorias por dia, 12 bilhões de pessoas. Hoje, pela primeira vez na História, a quantidade de pessoas com sobrepeso e obesidade supera a de desnutridos”.

Nas duas últimas aulas da disciplina foram debatidas as consequências dos atuais hábitos alimentares para a saúde das pessoas e dos ecossistemas. Como uma forma de conscientizarem-se sobre a questão alimentar como processo social, os alunos trouxeram alimentos naturais e semi-processados para ser compartilhados em uma pequena confraternização. A ideia desta atividade foi ressaltar que os alimentos saudáveis devem ser prioridade das pessoas que não se deve vacilar em pagar mais por comida que faz bem porque a saúde deve ser uma prioridade.  Com as escolhas alimentares é decidido o futuro dos ecossistemas e o futuro da humanidade.

O professor conclui: “Somos o que comemos, portanto, devemos escolher saúde e vida que nos fornecem os alimentos naturais antes que preço, doenças e morte que acarretam os alimentos ultraprocessados”.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br