A noite da última quinta-feira, 26, foi reservada para a programação especial sobre o Projeto Rondon, sob organização do PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Agrárias e realização da UFSM campus Frederico Westphalen. A programação da noite contou com palestra, diálogo e exposição fotográfica e teve a participação de estudantes de diversos cursos. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen.
Para dar início à noite, ocorreu um coquetel de abertura com a exposição fotográfica “UFSM na Operação Porta do Sol”. Em seguida, a Pró-Reitoria de Extensão falou e sanou dúvidas a respeito do Projeto Rondon, do qual alguns acadêmicos da UFSM fazem parte. Depois ocorreu o relato sobre como se deu a Operação Porta do Sol em Solânea, na Paraíba. Para finalizar, o Secretário da Agricultura do município de Solânea, Valnir Meneses, palestrou sobre os recursos hídricos no noroeste e as alternativas para o convívio com a seca.
As valiosas trocas de experiências, que sucederam durante a noite, tiveram a intenção de divulgar o Projeto Rondon e convidar os estudantes a participar das operações realizadas todos os anos, em janeiro e julho, durante o período das férias escolares. Assim, o evento da última quinta-feira teve o objetivo de apresentar, para os estudantes, os trabalhos já realizados por acadêmicos da instituição nesse projeto. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e envolve estudantes universitários de todo país. A participação é voluntária e pretende promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de comunidades carentes.
Saiba mais a respeito do Projeto Rondon no site http://migre.me/sgeS5.
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro