Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM contra a dengue

Em reunião emergencial realizada na manhã do dia 14 de dezembro na Escola Estadual Cardeal Roncalli, a convite da  Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, através da Secretaria Municipal de Saúde e juntamente com a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Departamento de Dengue Estadual, a comunidade foi alertada para o risco  de epidemia e das consequências  da Dengue, Zika  e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A região encontra-se em um período chuvoso, propício para a disseminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A melhor maneira de se evitar a disseminação dessas doenças é combater os focos de acúmulo de água. Para isso, temos algumas dicas:

Dengue-Prevenção

Fonte: Associacao de moradores betel

Além dos cuidados acima descritos, deve-se atentar para os sintomas, que são comuns aos três tipos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

tabela DengueZikaChikungunya materia-blog

Fonte: Solam

A confirmação do diagnóstico clínico pode ser feita por meio de exames laboratoriais. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) têm laboratórios de referência para a detecção dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

A prevenção para dengue, zika e chikungunya é o combate ao mosquito Aedes aegypti e o uso de repelentes. Como a cocirculação dos três vírus nas Américas é recente, ainda são necessários muitos estudos.

Ao observar sintomas dessas doenças, procure uma unidade de saúde.

Referências: Solam e Portal Arquivos.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br