O professor Dr. Ricardo Rossato foi o palestrante da II Aula Inaugural da UFSM-FW. O evento, que ocorreu no auditório do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/FW) nesta quarta-feira (14), teve como tema “Educação Superior: formar o cidadão ou o trabalhador?” e contou com a presença da comunidade acadêmica e representantes da sociedade Frederiquense como o Prefeito Municipal, José Alberto Panosso, o Presidente da Câmara Municipal, Celson Oliveira, o Secretário de Agricultura, Cleber Cerutti e o Diretor do IFFar/FW, Carlos Trombetta.
A Aula Inaugural acontece desde 2017 com o objetivo de celebrar o início do ano letivo da UFSM-FW através de palestras que discutam temas pertinentes a realidade da comunidade acadêmica.“O tema escolhido foi inspirado na necessidade de trazer reflexões acerca do significado de fazer parte de uma Universidade Federal, que é pública, gratuita e de qualidade. A realização profissional perpassa a constituição do humano em suas múltiplas dimensões, contempla o mundo do trabalho sem esvaziar o sentido da vida e o papel de cidadão em uma democracia efetiva” afirma a Técnica em assuntos educacionais, Laís Basso.
Um segundo momento da atividade ocorrerá no turno da noite às 19h30min de quarta-feira (28), no Centro de Convivência da UFSM-FW e será ministrado pelo Professor Dr. Ireno Antônio Berticelli.
Conheça os Palestrantes:
Professor Ricardo Rossato
Formado em Filosofia, Teologia, Estudos Sociais e Ciências Sociais; mestre e doutor pela Sorbonne (Paris) e pós-doutor pela Universidade de Montreal (Canadá) e UNESCO (Paris); ex professor e Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria; membro das Comissões de Criação e Implantação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); atualmente, é professor da Faculdade Palotinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: população, política, demografia, Brasil.
Professor Ireno Antônio Berticelli
Formado em Filosofia e Pedagogia; pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Paraná; mestre em Educação (Ensino Superior) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; atualmente, é professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, educação e pós-modernidade; educação infantil, currículo, filosofia da educação e educação ambiental.
O tema escolhido foi inspirado na necessidade de trazer reflexões acerca do significado de fazer parte de uma Universidade Federal, que é pública, gratuita e de qualidade. A realização profissional perpassa a constituição do humano em suas múltiplas dimensões, contempla o mundo do trabalho sem esvaziar o sentido da vida e o papel de cidadão em uma democracia efetiva