NAP realiza ação sobre Setembro Amarelo

0f0d562b-fff8-4b68-9a0b-451420b54629Na última segunda-feira (24), a comunidade acadêmica da UFSM-FW foi recebida no campus com uma ação de valorização da vida em alusão a campanha do Setembro Amarelo. Balões amarelos foram espalhados pelo hall e corações amarelos com a #ainda quero suscitaram a comunidade a pensar sobre sonhos e desejos.

A ação faz parte do projeto “Promoção da Saúde Mental no Campus” que é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde (NAS). Ações voltadas para a saúde mental já foram desenvolvidas anteriormente, e a ideia do projeto agora é a promoção da saúde mental por meio de espaços de integração, educação e valorização da vida.

Discutir questões inseridas no contexto da saúde mental é de suma importância, pois debate-se a qualidade de vida, a qualidade das relações sociais e como as pessoas se sentem nos espaços que estão inseridas. Para a psicóloga do campus, Lais Piovesan, o projeto deve proporcionar fortalecimento dos vínculos dentro da Universidade e acerca de diversas temáticas no dia a dia, “é importante falar sobre uma rotina muito sobrecarregada que nos faz entrar no automático e deixar de pensar sobre nossas relações e atitudes no cotidiano.”

O projeto vai realizar atividades como oficina de croche, oficina de organização da rotina de estudos, exibição de filmes para debate e a oficina de vôlei. As informações sobre o projeto podem ser acessadas na rede social digital Facebook, clicando aqui

A importância do projeto segundo a pedagoga do campus, Elisângela Ribas dos Santos, vem contribuir para a qualidade de vida das pessoas, especialmente dos estudantes. “No momento que você se sentir emocionalmente bem você pode estudar melhor, se concentrar mais e ter melhor resultados. Claro que nosso foco não é somente a aprendizagem, mas a qualidade de vida.”

Texto: Everton Cabral