08 de março: conheça algumas mulheres da UFSM-FW

Dia 08 de março é considerado do Dia Internacional da Mulher. A data histórica visa a reflexão a respeito da luta das mulheres por direitos e oportunidades desde o início do século 20. A Universidade Federal de Santa Maria está promovendo uma campanha, em seus sites e redes sociais, referente a data.

A UFSM-FW conversou com 3 mulheres que fizeram história no campus por serem pioneiras. Confira abaixo o relato:

Prof. Cláudia Herte de Morais – Departamento de Ciências da Comunicação

A Prof. Cláudia foi a 2ª mulher a assumir um departamento acadêmico da UFSM-FW. Sua primeira gestão à frente do Departamento de Ciências da Comunicação foi em 2007. A antecessora na chefia do departamento também foi uma mulher, a Prof. Rejane Pozzobon, atual professora da Faculdade de Comunicação Social da UFSM sede.

“Eu acredito que a pŕesença e a atuação das mulheres na UFSM é fundamental para o crescimento desta universidade, que preza pela qualidade da formação universitária em todas as áreas e níveis. As mulheres devem ter as mesmas oportunidades de acesso aos postos de liderança, pois tanto quanto os homens, fazemos parte desta comunidade, batalhamos pela construção da qualidade na universidade pública. Temos ideias, projetos, atitudes e ações que impactam na gestão universitária. Na minha experiência, como chefe de Departamento, sempre busquei ter espaço para declarar minha opinião, tomar as ações necessárias de acordo com os parâmetros da UFSM. Sigo atuando com firmeza na busca da melhoria contínua. Em algum momento, caso eu perceba que este espaço esteja sendo diminuído, ainda assim eu sigo adiante, porque acredito que todas e todos podemos construir juntos a igualdade. Um dos principais eixos que precisamos defender no espaço universitário é justamente o respeito à diversidade, à livre expressão e às qualidades profissionais de todas e todos.”

Nutricionista Caroline Maragon Dourado – Servidora Técnica

Caroline Dourado foi uma das primeiras servidoras técnicas a assumirem postos de trabalho no campus de Frederico. Caroline conta que junto com ela, em 2010, mais 4 mulheres assumiram cargos na UFSM-FW. Hoje, essas outras servidoras não estão mais vinculadas à UFSM-FW, mas seguem no serviço público na UFSM ou em outras universidade.

“Ser mulher no serviço público, e em especial na UFSM, é representar todas as mulheres que lutaram para que um dia tivéssemos essa oportunidade e privilégio. Sinto-me honrada e orgulhosa de trabalhar numa instituição de renome e de qualidade onde somos valorizadas como seres humanos e profissionais. Só tenho a agradecer pelos quase 10 anos que atuo como servidora nessa universidade, pelas experiências e conhecimentos adquiridos, amizades entre colegas e alunos, carinho e apoio da administração para desenvolver minhas atividades. Espero, ainda, que o trabalho da mulher seja cada vez mais reconhecido, valorizado e igualitário. Temos muito ainda para crescer, avançar e chegar ao topo da pirâmide do serviço público.”

Jordana Garcia – estudante de Relações Públicas da UFSM-FW

Jordana Garcia é estudante de Relações Públicas da UFSM-FW e coordenadora geral da Casa do Estudante da UFSM-FW. Segundo informações do Núcleo de Apoio Pedagógico do campus, das 8 gestões da Casa, 6 foram lideradas por mulheres.

“Ser coordenadora geral da Casa do Estudante Universitário IV foi uma grande experiência para mim. Antes de eu assumir o cargo, mulherrs já haviam passado na liderança e coordenação a casa. Quando eu assumi a coordenação geral, fiquei com receio por não conseguir atender as demandas da CEU IV e não entregar uma gestão que se determinou a levar em conta os pedidos de 72 moradores/estudantes. Como mulher, me sinto honrada por ter passado por essa experiência de extrema significância pois sei o quanto mulheres são cobradas duas vezes a mais que homens ao assumir cargos de liderança e adquirir respeito de um todo. Acredito que ao cumprir com objetivos junto de outras mulheres na gestão fez com que nos uníssemos para fazer o melhor diante tantos estudantes e mostrar que damos conta de qualquer desafio”.