Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-FW produz sabão artesanal para auxílio no enfrentamento da Covid-19 no município



Na tarde desta sexta-feira (17), integrantes do projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha entregaram uma remessa de sabão artesanal para a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen. O sabão foi produzido pela comunidade acadêmica da UFSM-FW para auxiliar no combate ao novo coronavírus, já que lavar as mãos com sabão é uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde.

A entrega dos produtos foi realizada no gabinete do prefeito José Alberto Panosso, com a presença do diretor do campus, Arci Dirceu Wastowski, pela orientadora do projeto professora Melina Mota e pelos estudantes David Moraes e Gabriel Sebastiano. Panosso reforçou a importância das atividades de envolvimento da universidade com a comunidade do município e indicou que as unidades serão distribuídas entre a sede da prefeitura e postos de saúde. A Secretária de Assistência Social e Habilitação do município, Carla Veronese, informou que o sabão também será distribuído para a população, juntamente às cestas básicas.

Os participantes do projeto acreditam que a iniciativa seja uma alternativa sustentável para a reutilização de óleo usado, por ser um resíduo de difícil descarte. Além disso, o uso do sabão é fortemente indicado para a superação da crise na saúde pública, já que a limpeza de ambientes e a higienização pessoal são formas de prevenção ao coronavírus.

Sobre o projeto

Em função da pandemia do novo coronavírus, a professora Melina de Souza Mota retomou o projeto de educação ambiental “Produção de sabão artesanal com óleo de cozinha usado”. O projeto é relacionado a disciplina de Atitude Empreendedora I.

A atividade iniciou no 1º semestre de 2019, com o objetivo de produzir sabão para limpeza em geral a partir da reutilização de óleo cozinha, evitando o descarte incorreto no meio ambiente. Segundo Melina, “a ideia foi retomada frente a identificação da necessidade social deste produto para o enfrentamento da pandemia que assola o país”.

A primeira fase do projeto foi executada com o óleo usado doado pelos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) e as unidades produzidas de sabão foram destinados aos moradores da casa. Já na 2ª fase, o sabão está sendo produzido com óleo usado doado por restaurantes do município e foi destinado para a Prefeitura de Frederico Westphalen.

Equipe
Os integrantes do projeto são estudantes, técnicos e docentes da UFSM-FW. Confira a lista dos envolvidos:

Membros da equipe de produção
1ª fase
– Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal: Mateus Kunrath e Eduardo da Silva Oliveira, ambos atualmente já formados; Ana Caroline de Alvarenga Nascimento, bióloga, e Rafaela Rodrigues da Silva, idealizadora da atividade.
– Docente e orientadora: prof. Melina de Souza Mota.
– Supervisão e apoio: prof. Arci Dirceu Wastowski, químico industrial e licenciado e diretor da UFSM-FW.

2ª fase
– Alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Relações Públicas: Pedro Cáfaro Neto, David Douglas Gonçalves de Moraes, Lorena Gabrielle de Leles Silva Fernandes e Hellen Batista de Oliveira Leal.
– Coordenadora e orientadora: Melina de Souza Mota.
– Supervisão e apoio: TAE Gabriel Baraldi Volpi, químico industrial, e prof. Arci Dirceu Wastowski, químico industrial e licenciado e diretor da UFSM-FW.

Texto: Ravena Rocha / Edição: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6948

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes