Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-FW lança o projeto Central COVID-19 em parceria com a Prefeitura de Frederico Westphalen e a UFSM-PM



Na manhã desta segunda-feira (20), integrantes da UFSM-FW realizaram uma reunião na prefeitura para lançar o projeto CENTRAL COVID-19. O projeto foi criado com a intenção de auxiliar e instruir a população de Frederico Westphalen (FW) e Palmeira das Missões (PM) a respeito dos cuidados preventivos para evitar a propagação do novo coronavírus.

Para acessar a plataforma, clique aqui

A reunião contou com a presença da direção do campus, professores Arci Dirceu Wastowski e Igor Senger, a coordenadora do projeto, professora Adriana Soares Pereira, alunos voluntários da iniciativa, a Secretária da Saúde, Léa Elizabeth Tomschke e a Secretária da Administração, Marizete Frozzi. 

O projeto foi idealizado pelos alunos calouros do curso de Sistemas de Informações da UFSM-FW, e tomou proporções maiores a partir da parceria com a prefeitura de FW e com o Comitê de Orientações Emergencial (COE) de PM. O CENTRAL COVID-19 conta com a coordenação e supervisão da professora e coordenadora substituta do curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW, professora Adriana Soares Pereira, e com a parceria do professor Rafael Marcelo Soder, chefe do departamento do curso de Enfermagem da UFSM-PM. 

Confira a notícia sobre a plataforma no site da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen

Sobre o projeto

O projeto é uma plataforma com informações, como endereços e horários de atendimento de estabelecimentos essenciais durante a pandemia da COVID-19. Há instruções a respeito dos cuidados e prevenção que devem ser tomados em relação ao novo coronavírus com o objetivo de evitar sua propagação. 

Além disso, a plataforma disponibiliza um formulário de pré-atendimento que facilita a identificação da doença e coloca os possíveis contaminados em contato com profissionais da Secretaria de Saúde para os devidos encaminhamentos médicos.

A partir disso, será criado um banco de informações para organizar dados e elaborar percentuais, mensurações gráficas e analíticas relacionadas à pandemia do COVID-19. O objetivo é que haja um auxílio nas ações dos profissionais de saúde.  

Fases do projeto

1º fase: Já está em andamento e irá abranger os municípios gaúchos de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

2º fase: A área de abrangência será ampliada para outros municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, e deve ocorrer nas próximas semanas.

Equipe

A equipe é composta por alunos e professores e dividida em diferentes setores. Confira a lista: 

Professores: Dra. Adriana Soares Pereira e Dr. Rafael Marcelo Soder. 

Alunos:

Gestão do projeto: Gabriel Cocco, Gabriel Sebastiano de Maria e Guilherme Luís Ulbriki;

Desenvolvimento e tecnologia: Arthur Immich, Darlan Eduardo Guimarães Santos, Gabriel Sebastiano de Maria, Guilherme Luís Ulbriki e Patricia Schmuck Lengert;

Diagramação de manuais e mídias sociais: Bernardo Gatto Hansen, Clara Juraci dos Santos Fritch, Clarice Maria dos Santos Fritch, Gabriel Cocco, Júlia Baldissera e Pedro Lucas da Silva Brizolla;

Mineração de micro-dados e análise: David Douglas Gonçalves de Moraes, Gustavo Rhoden e Paulina Ester Egvarth Rehbein.

Texto: Patrícia Neves / Edição: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6955

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes