Equipe Phenoglad e CSA entregam flores em homenagem ao dia das mães

Devido ao cancelamento da ExpoFred 2020, ocasionado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, a equipe Phenoglad UFSM-FW em parceria com a Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do campus, decidiram dar nova destinação às flores que seriam utilizadas no stand da universidade na feira. Na véspera do Dia das Mães, foram entregues ramalhetes das flores produzidas para 8 mães e servidoras da UFSM-FW, como forma de homenagear todas as mães que fazem parte da história da Instituição.

As mães e servidoras foram sorteadas e receberam em suas casas os gladíolos junto a uma agenda e um caderno da CSA. Segundo Silvane Brand, coordenadora da CSA e responsável pela Comissão organizadora do stand institucional da UFSM-FW na Expofred, “ percebemos que a decisão foi acertada. Foi muito gratificante ver a surpresa e o sorriso das colegas ao receber as flores. Houve agradecimentos das mães por meio de suas redes sociais com fotos decorando suas casas”. Ela também ressalta que todos os cuidados recomendados pela OMS foram tomados no momento das entregas dos presentes.

A produção das flores

A flor que seria usada na decoração do stand foi o Gladíolo Jester, por seu tom amarelo, cor escolhida pela comissão para os ornamentos da feira. Os bulbos foram encomendados de uma empresa situada em São Paulo, especializada neste tipo de produção. Para que as flores ficassem prontas até o dia da Expofred, o plantio se deu em fevereiro de 2020.

Para conseguir realizar a colheita para o início da Expofred (29 de abril), foi utilizado o aplicativo Phenoglad Mobile – aplicativo desenvolvido por professores e estudantes participantes do projeto de pesquisa Phenoglad, durante os últimos 10 anos. A professora de Agronomia e coordenadora da equipe em Frederico Westphalen, Gizelli Moiano de Paula explica que “a colheita foi feita nas duas primeiras semanas de maio, e por isso algumas hastes foram à geladeira (uma forma de conservar) para permanecer os floretes fechados até a data de entrega as mães.

Para mais informações sobre a equipe Phenoglad clique aqui

Texto: Ravena Rocha / Edição: Julia Cervo