PRE realiza 1ª edição do Fórum de Extensão 2020 na UFSM Frederico Westphalen

Foi realizada, na manhã desta quarta (03), a 1ª edição de 2020 do Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM em Frederico Westphalen. O evento —  que, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), busca, semestralmente, conhecer as demandas das comunidades em que a UFSM está inserida —  foi realizado, pela primeira vez, de forma virtual e teve como foco a comunidade interna da Instituição. Acompanharam, de forma online, aproximadamente 60 participantes, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

Na fala de abertura, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, destacou que, diante do cenário causado pela pandemia de Covid-19, os extensionistas vêm desempenhando um papel fundamental de inserção da UFSM na sociedade —  além de fornecer auxílio para a sociedade, através das Ações de Extensão, eles também fortalecem o papel da Universidade Pública. Burmann destacou que o Fórum Regional, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), é o canal pelo qual a Instituição pode escutar as demandas da comunidade, oportunizando a melhor integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

O Pró-Reitor Substituto de Extensão e coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, lembrou da importância de se construir a Extensão da UFSM pautada nas demandas de cada região em que a Instituição atua. Rudiney também apresentou algumas das atividades desenvolvidas pela PRE para que a Extensão possa ser retomada quando houver garantia de segurança à saúde dos extensionistas e das comunidades atendidas. De acordo com o Pró-Reitor Substituto, cada coordenador deve avaliar a possibilidade de desenvolvimento das ações de Extensão, observando as recomendações das autoridades de saúde, já que, como destacou ele, o momento é de preservar vidas. Rudiney ressaltou, ainda, que novas diretrizes para as Ações de Extensão estão sendo discutidas pela PRE.

Os participantes do Fórum também puderam se manifestar e expor alguns dos Projetos e Programas que estão sendo desenvolvidos pelo campus. Entre as Ações apresentadas estão: Agora a Feira é em Casa, uma parceria da UFSM com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai; o programa Recicla Frederico, uma parceria da Universidade com a Prefeitura de Frederico Westphalen e com o CIGRES, que está atuando remotamente com palestras online sobre a temática do Meio Ambiente; o projeto Sabão Caseiro, que vem reutilizando óleo coletado pelas prefeituras da região; a Plataforma Covid-19, que auxilia os profissionais da saúde de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões; e o Projeto Vídeo Entre-linhas, que atua nas escolas da região.

A próxima edição do Fórum em Frederico está prevista para o mês de novembro, podendo ocorrer de forma presencial, mediante autorização dos órgãos de saúde. A 2ª edição de 2020 objetiva conhecer e discutir as Ações de Extensão com a participação da comunidade externa.

Ressaltamos que os resultados do Fórum 2019 e do Fiex 2020 estão disponíveis no site da PRE.

A Extensão da UFSM no enfrentamento à Covid-19

Durante sua fala, o diretor do campus da UFSM Frederico Westphalen, Arci Dirceu Wastowski, lembrou dos recursos destinados ao campus através dos Projetos selecionados na chamada de enfrentamento à Covid-19. Ao todo, o campus já possui seis Ações contempladas com recursos da chamada especial, somando um total de R$ 18.200,00.

O Projeto Distanciamento social em rede visa a auxiliar os participantes no fortalecimento do relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, por meio de consultoria de comunicação totalmente gratuitas.

A Ação Con(vida), do projeto Comunicare RP, objetiva a produção e a divulgação de conteúdos informacionais sobre saúde mental em tempos de distanciamento social, em diferentes plataformas, como rádios, jornais e mídias digitais.

No combate à desinformação, o Projeto Agência da Hora foi contemplado com recursos da chamada para a produção de materiais de checagens de informações, além de buscar conscientizar o público da importância do consumo responsável e seguro de informações.

O Projeto Central Covid-19 busca informar e auxiliar a população sobre sintomas da doença e sobre como acessar os serviços essenciais disponíveis, além de organizar o fluxo do manejo clínico dos pacientes na rede de serviços de saúde no cenário da pandemia, melhorando e qualificando as ações dos profissionais da saúde.

Considerando as restrições de mobilidade utilizadas para conter a proliferação do novo coronavírus, o Projeto Plataforma Alimento de Origem lançou a Feira é em Casa, uma Ação para a comercialização de produtos da agricultura familiar por meio da internet. As compras serão realizadas a partir do endereço vitrine.alimentodeorigem.com.br

Com apoio da Prefeitura de Frederico Westphalen, o Projeto Produção de sabão artesanal está reaproveitando resíduos de difícil descarte para a produção de sabão, que, posteriormente, será utilizado na limpeza de ambientes e para higienização pessoal.

Todos esses projetos contam com recursos financeiros e outras formas de apoio da PRE para desenvolverem suas Ações em prol da comunidade, objetivando conter e reduzir os impactos causados pela Covid-19. Para saber mais sobre as Ações, basta acessar o site da PRE.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão