Nos dias 7, 8 e 9 de julho, às 19 horas, o Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), do campus de Frederico Westphalen, realiza debates com o tema “Jornalismo Antirracista”.
Iniciado ontem, o evento traz discussões sobre o combate ao racismo, como questão transversal na formação e nas práticas jornalísticas e no enfrentamento das desigualdades étnico-raciais históricas em nossa sociedade.
Dando continuidade à programação, hoje (8), às 19h, o Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos apresentará sua pesquisa sobre Branquitude, Racismo e Mídia, considerando esta última o locus de manutenção e de disputa do sentido de ser negro/a no contemporâneo. Jornalista e pesquisador de mídia, relações étnico-raciais e decolonialidade, Deivison atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de comunicação da Ulbra. Também faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e lidera o grupo de pesquisas Mídia e Complexidade nas Sociedades Contemporâneas na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Também coordena a área acadêmica de Comunicação e Mídia da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integra a direção da Associação Brasileira de Professores de Jornalismo (ABPJ). Recebeu o prêmio Carlos Santos da Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 2018 pelo conjunto da pesquisa sobre a história do negro em Porto Alegre. O debate será mediado pelo Ms. Ângelo Jorge Neckel, jornalista vinculado ao Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP/UFRGS).
A transmissão será realizada pelo canal da Agência íntegra no YouTube (https://bit.ly/AgênciaÍntegra).