O Setor de Granulação de Fertilizantes da UFSM, campus de Frederico Westphalen, recebeu no dia 01 de outubro, o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.
O objetivo da visita foi apresentar a tecnologia de granulação de fertilizantes desenvolvida no campus da universidade. O processo de granulação inclui resíduos orgânicos, pó de rochas e outras fontes minerais.
O professor, coordenador do projeto, Clovis Orlando Da Ros, destaca que o projeto busca a destinação adequada dos resíduos causadores de passivos ambientais na região. Entre eles, estão os dejetos de suínos e os resíduos de rochas basálticas da extração do mineral ametista. A tecnologia de granulação de fertilizantes, desenvolvida por processo de extrusão e esferonização, possibilita unir esses dois resíduos, na forma de grânulos, facilitando a aplicação no campo e aumentando a eficiência agronômica.
O grupo de pesquisa da UFSM, em parceria com a Alessi Mineração e a Administração do Município de Ametista do Sul, vem trabalhando em parcerias para viabilizar a inserção do pó de rocha em fertilizantes, denominados Organo Remineralizadores do Solo. O objetivo é a implantação de uma unidade de produção de fertilizantes que possa absorver o pó de rocha e os resíduos orgânicos gerados na região, minimizando o passivo ambiental gerado por esses resíduos.
Além dos pesquisadores e das entidades parceiras no projeto, estiveram presentes na visita o Diretor do Campus, Bráulio Otomar Caron; o Sr. Renato Bonadiman, assessor parlamentar do senador gaúcho Luiz Carlos Heinze e o Coordenador Geral da FAMURS, Sr. Salmo Dias de Oliveira.
Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM/FW
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7949