Ações de educação ambiental são realizadas em escolas de Seberi

As ações de educação ambiental realizadas em escolas de Seberi (Alfredo Westphalen, Pedro Gemelli, Madre Tereza, Ada Maria Hemielewski e Rosa da Silva Braga) e de Taquaruçu do Sul (José Zanatta e Afonso Balestrin) buscam conscientizar a comunidade escolar a respeito da correta separação dos resíduos.

Estas atividades têm como foco a reutilização e reciclagem de resíduos, e nestas ocasiões envolveram mais de 1.000 alunos, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os objetivos das atividades realizadas evidenciaram a reutilização de resíduos que seriam descartados em aterro sanitário, sendo ministradas palestras e efetuada em sala de aula a confecção de mini-coletoras a partir de embalagens longa vida e folhas de papel já utilizadas em impressões que iriam para descarte.

As mini-coletoras confeccionadas pelos alunos podem ser utilizadas para diversos fins, e a atividade, além de aprimorar a motricidade também proporcionou a troca de conhecimentos sobre resíduos, diferenciação da cor específica da coletora que representa cada tipo de resíduo e o incentivo à reutilização de materiais por meio do reaproveitamento. Essas ações estão sendo realizadas por professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UFSM Campus Frederico Westphalen, vinculadas a projetos de extensão que em 2021 receberam apoio do Fundo de Incentivo a Extensão – FIEX/UFSM/PRE e do Edital de Seleção Interna de Ações Alinhadas aos COREDEs/UFSM/PRE.

Equipe: Professores Alexandre C. Rodrigues, Juliana Scapin, Mariza Camargo, Patrícia Fortes e Willian Fernando de Borba e bolsistas Dienifer Stahlhofer, Giulia Pietra Paim do Rosario, Gabriel Tadeu Pattoli, Lindomar André Zimmernann e Tamires Suani Calgaro.