Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

BOLETIM: TEMPERATURA DO AR PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2022 EMFREDERICO WESTPHALEN – RS

O presente boletim, refere-se a coleta dos elementos meteorológicos temperatura do ar e precipitação para mês de janeiro do ano de 2022 da Estação Meteorológica Automática de Superfície ligada ao Laboratório de Agroclimatologia/Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais/Instituto Nacional de Meteorologia (LAGRO/INMET). A estação localiza-se na área da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), situado na linha Sete de Setembro no município de Frederico Westphalen-RS, sob coordenadas 27º 23’ 44” S; 53º 25’ 45” W e com uma altitude de 490 m. Os dados de temperatura do ar do mês de janeiro estudado em Frederico Westphalen – RS foram comparados com a Normal Climatológica da Estação Convencional de Írai – RS, que compreende os anos de 1981 a 2010. A estação localiza-se sob coordenadas 27o 11’ 45” S, 53o 14’ 01” W e com uma altitude de 247m.

TEMPERATURA DO AR

A temperatura do ar é um elemento meteorológico que varia de acordo com condições relacionadas como, a altitude e a intensidade de radiação solar incidente na superfície. No mês de janeiro de 2022 a temperatura do ar teve uma variação de 16,5 a 39,4 °C, ou seja, uma amplitude térmica de 22,9 °C com temperatura média de 26,0 °C
isto é, 0,6 °C acima da normal climatológica (Figura 1A). A mesma superioridade foi encontrada para temperatura do ar máxima e mínima. Para a temperatura do ar máxima Foi registrado um valor de 33,2 °C, apresentando um valor de 0,9 °C superior para a normal climatológica (Figura 1B). Já para temperatura ar mínima foi registrado uma
temperatura de 20,4 °C considerando 0,4 °C superior a temperatura ar mínima da normal climatológica (Figura 1C).

Figura 1. Temperatura do ar média (A), máxima (B) e mínima (C) do mês de janeiro de
2022, para Frederico Westphalen – RS.

Entre os dias 11/01 a 26/01 a região apresentou uma forte onda de calor, registrando temperatura do ar máxima de 39,4 °C. Para o mesmo período a temperatura do ar média foi de 28,2 °C, temperatura máxima média de 36,5 °C e temperatura mínima média de 21,7 °, valores estes superiores as normais climatológicas para o mês. A temperatura máxima diária geralmente ocorre entre 15:00 e 16:00 horas em função do balanço de energia da superfície considerada. O aquecimento da atmosfera ocorre a partir do aquecimento do solo através de processos físicos destacando-se o processo por convecção onde ocorre o transporte de massas de ar entre pontos. A noite estes processos comandam o resfriamento da atmosfera. A temperatura do ar média noturna durante as noites no período dos 16 dias em que ocorreu a onda registrou valor de 26,5 °C, considerada alta durante períodos noturnos. Além das altas temperaturas que ocorreram no mês de janeiro, temos que destacar a falta de chuvas regulares que Frederico Westphalen – RS vem enfrentando nos últimos anos que está afetando diretamente a agricultura e a economia do município. Em janeiro o total de precipitação acumulado foi de 74,8 mm, sendo 53,8 % inferior ao que é considerado normal para o mês de janeiro.

Autores: Braulio Otomar Caron; Denise Schmidt; Claiton Nardini