Marcando a retomada das atividades presenciais, a 14ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen aconteceu entre os dias 4 a 8 de julho e envolveu 197 estudantes. A abertura da XIV SEAGRO, que aconteceu na segunda-feira, 4, contou com a participação do diretor da UFSM-FW, Bráulio Caron, da vice-diretora da instituição, Eliane dos Santos, da coordenadora do curso de Agronomia, Denise Schmidt, representantes do Diretório Acadêmico da Agronomia Guilherme Trevisol (DAAGT) e acadêmicos do curso.
Neste ano de 2022, o professor Fernando Pano esteve à frente da organização da 14ª Semana Acadêmica de Agronomia e detalha os desafios de tutoriar esta edição, que marcou a retomada do evento presencial e foi desenvolvido com apoio do Diretório Acadêmico. “Podemos dizer que a semana acadêmica foi um sucesso, tanto em público quanto em participação, já que tivemos quase 200 estudantes inscritos, o que é um recorde e uma participação bem maciça, já que os alunos participaram mesmo!”, detalha o professor.
De acordo com o professor organizador, todas as palestras e minicursos foram bastante diversificados, abordando temas específicos da agronomia e paralelos a outras áreas. “Trabalhamos com o cooperativismo, abordamos também o empreendedorismo inovador no agro, a sucessão geracional nas propriedades rurais. São temas importantes que estão permeando o profissional do agronegócio, e, muitas vezes, na academia eles não têm contato com esses temas e as ferramentas de suporte a sua profissão que receberam no evento”, ressalta Pano.
Durante a programação, os estudantes puderam acompanhar palestras de profissionais de diferentes áreas, como Maurício Pasini, Angelita Cadoná, Leandra Leite, Daniele Fontana, Elmar Floss, Felipe Moura, Carlos Pizolotto, André Vian e Geomar Corassa. Outro destaque são os minicursos de cunicultura pet e de corte; regulagem e calibração semeadores, produção de plantas aromáticas, cultura de tecidos; normas da MDT; regulagem e calibração de semeadoras; dieta para bovinos leiteiros; biotecnologias e cultivares; censos agropecuários na plataforma SIDRA do IBGE; os desafios do engenheiro agrônomo recém formado no mercado de trabalho; produção e controle de qualidade de sementes; desenvolvimento da oratória e manejo biológico e reequilíbrio de solo; estação reprodutiva em ovinos e muitos outros.
A acadêmica de Agronomia, Katiane Sartori, vice-presidente do DAAGT, expõe que a Semana Acadêmica teve um ótimo planejamento e organização, objetivando a troca de conhecimentos entre os estudantes e profissionais da área. “Foi muito bem organizada e planejada para que os acadêmicos pudessem ter uma semana de muito aprendizado e conhecimento. Foram diversas áreas abrangidas e grandes nomes que passaram durante a programação”, detalha a acadêmica.
Katiane, que esteve presente na organização do evento, ainda destaca a importância das conexões realizadas na SEAGRO. “Espero que tenhamos alcançado a expectativa dos acadêmicos perante a SEAGRO e também que tenhamos possibilitado o contato com os palestrantes e aberto portas para futuros estágios”, finaliza.
Tecnologia da XIV SEAGRO
Uma das novidades da XIV SEAGRO foi a elaboração de um sistema de inscrição e controle de presença por QRcode, desenvolvido pelo professor Evandro Preuss, do Departamento de Sistemas de Informação. Além do controle de presença imediata, o sistema possibilitou que os estudantes participassem de sorteios nas atividades.
Texto: Joana Kraemer
Fotos: Nátali Kleinert Seger- Assessoria de Comunicação UFSM/FW