A 24ª Feira do Livro e 32ª Feira do Livro Espírita de Júlio de Castilhos (RS) contará com o Prof. Jones Machado, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen como o Autor Homenageado deste ano. Nesta edição, o autor lançará seu 9º livro, sendo o primeiro do gênero infantil escrito por ele e intitulado “O novo mundo de Benjamin – Aqui fora é diferente” (2022), fruto do registro do autor sobre a trajetória de seu filho nascido prematuramente.
Jones também escreveu outros dois livros: “Gestão estratégica da comunicação de crise” (2020), resultado de sua tese de doutorado; e “2020”, livro composto por artigos de opinião no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Ainda, é coautor dos seguintes livros escritos em parceria com outros professores: “Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural” (2015), “Cartografia Cultural: mapeamento cultural dos municípios de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Santa Maria, São Borja e Silveira Martins” (2016) e “Gestão e Produção Cultural: 2ª ed. Revisada e ampliada” (2017). Além disso, através de um dos grupos de pesquisa de que faz parte, o EstratO (UFSM/CNPq), coorganizou outros três livros: “Estrato de Verbetes: dicionário de comunicação organizacional” (2018), “Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações” (2019) e “Cases Inspiradores – comunicação na prática” (2022). O autor homenageado, que conta com treze artigos científicos e treze capítulos de livro em seu currículo acadêmico, está organizando outros dois livros que serão publicados em 2023.
Com uma trajetória de treze anos entre academia e mercado, Jones Machado é Doutor em Comunicação (POSCOM/UFSM), Mestre em Comunicação (POSCOM/UFSM) e Relações Públicas (UFSM). É Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq/UFSM) e do Grupo de Pesquisa em Estratégias Midiáticas Organizacionais (EstratO) e Coordenador-Geral do Observatório da Comunicação de Crise (OBCC). Suas pesquisas e projetos, que já resultaram em mais de 10 prêmios e indicações, situam-se na área da Comunicação, subárea de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Suas pesquisas em andamento envolvem os seguintes temas: estratégias de comunicação, visibilidade midiática, mídias digitais, comunicação de risco e crise e gestão de risco e crise.