Projeto de Educação Ambiental do Campus da UFSM/FW promove ação com escola do município de Erval Seco

Durante o mês de setembro, o projeto de extensão intitulado como “Projeto de Educação Ambiental”, coordenado pelo Professor Willian Fernando de Borba, do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen, promoveu uma ação, juntamente com os alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Sebastião Lemes Mathias, do município de Erval Seco. O projeto conta com o apoio da Incubadora Social da UFSM, através de uma bolsa de extensão. Esta é uma Subunidade Administrativa, vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODERC-PRE), da estrutura organizacional da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela é responsável por articular e executar: projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, e projetos que envolvam empreendimentos com o propósito de solucionar problemas sociais existentes.

Este projeto tem o objetivo de aproximar os alunos de temáticas ambientais através da arte de desenhar. Sendo assim, durante o mês, alunos voluntários e bolsistas do projeto de extensão, realizaram palestras com as crianças sobre a temática de Resíduos, produziram-se pequenas coletoras de resíduos e estas crianças fizeram desenhos sobre o tema, os quais foram expostos no dia 14 de outubro, no hall de entrada do Prédio Principal do Campus da UFSM/FW. Estes, possuem um QR Code com um link de votação, onde a comunidade acadêmica do Campus poderá eleger os três melhores desenhos de cada turma, do 2º ao 5º ano. Esta votação vai até o dia 5 de novembro.

As ilustrações ganhadoras irão ser premiadas em um Seminário Municipal de Resíduos Sólidos, que acontecerá no mês de novembro na cidade de Erval Seco. Toda a comunidade do munícipio está convidada. Neste seminário, serão debatidas questões relacionadas a coleta seletiva, correta separação do resíduo, será apresentado este trabalho realizado com a escola municipal, entre outros assuntos.