O Concurso é promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH-UFSM), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFSM) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e está com as inscrições abertas para estudantes e servidores da Rede Pública de Ensino de Santa Maria ou da Universidade Federal de Santa Maria.
Serão quatro categorias para inscrição e premiação, sendo elas: discentes da rede pública municipal e estadual; servidores da rede pública municipal e estadual; acadêmicos e servidores da UFSM; e Erê (destinada para crianças de até 7 anos). Poderão ser inscritas narrativas curtas (conto ou crônica), poemas ou desenhos (este último exclusivo para a categoria Erê.
O concurso tem como objetivo promover e estimular a leitura, a produção e a difusão de textos literários, de modo a ampliar afirmativamente a construção de relações democráticas e equitativas. Busca, assim, fomentar escritas que estimulem práticas de descolonização do conhecimento, análise crítica da sociedade do conhecimento e reflexões sobre possíveis estratégias de inclusão qualificada das populações negras, as relações étnico raciais, lutas e conquistas.
Os vencedores do concurso terão seus trabalhos publicados e todos os participantes são convidados a declamar seus textos no Sarau Literário que acontecerá no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 06 de novembro de 2022, por meio do formulário: https://forms.gle/Z1fi5gPgE8uy67zm7
Mais informações podem ser acessadas no edital https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/demapa/editais/001-2022-4/ ou pelo instagram do Observatório de Direitos Humanos @odhufsm.