Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Campus da UFSM em Frederico Westphalen completa 16 anos de história



A Universidade Federal de Santa Maria, com mais de 60 anos de história, é uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade que construiu credibilidade e tradição ao longo de sua trajetória. As unidades que possui espalhadas pelo Rio Grande do Sul, contribuem para o desenvolvimento local nas regiões onde são estrategicamente implantadas e recebem alunos de todos os estados do Brasil em busca de aprendizado e qualificação profissional.

Assim, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região Norte do Rio Grande do Sul, em 13 de janeiro de 2005, foi realizada uma Audiência Pública para tornar possível a instalação de uma extensão da UFSM em Frederico Westphalen. Com a confirmação da vinda de uma universidade pública para a região, foi dado início ao projeto de instalação do Campus. E em março de 2006, estavam abertas as inscrições para o primeiro vestibular do Campus em Frederico Westphalen e, também, do Campus em Palmeira das Missões. Já em julho de 2007, ocorria a inauguração oficial dos primeiros prédios da UFSM na região Norte do Rio Grande do Sul.

A UFSM-FW completa no dia 16 de outubro, 16 anos de história, e conta com seis cursos de graduação presenciais, dois de graduação na modalidade EAD, dois programas de pós-graduação e um curso de especialização. Atualmente, possui 1086 estudantes matriculados na graduação e 92 na pós-graduação, 52 técnico-administrativos em educação, 92 docentes e 31 colaboradores terceirizados. Durante todo esse tempo, muitas lembranças perduram, muitas pessoas passaram pelo campus e muitos sonhos tornaram-se realidade.

Desde a sua estruturação, a UFSM-FW passou por diversas mudanças, em 2015 por exemplo, em que a Universidade extinguiu o vestibular, e o SISU tornou-se a modalidade de ingresso. Com essa novidade o campus passou a receber alunos de diferentes regiões do país e trouxeram consigo novas culturas e novos hábitos. A UFSM-FW hoje é um local diverso e plural e, apesar disso, não perde a característica de um campus de interior em que as relações entre os sujeitos da comunidade acadêmica tendem a ser mais próximas.

A pandemia de COVID-19 também foi um desafio pelo qual a universidade teve que se adaptar. Muitos alunos voltaram para suas cidades natais e se distanciaram de colegas, professores e da universidade em si. A acadêmica do 4º semestre do curso de Relações Públicas, Luciana Braatz relata “Não foram semestres fáceis. A força de vontade e persistência que os alunos e professores precisam ter para aprender e ensinar é muito grande. Mas hoje, no 2º semestre de 2022, a maioria dos cursos está com as aulas 100% presenciais, o que é um alívio e uma alegria, poder conhecer meus colegas, estar no Campus e viver realmente a UFSM.”

Hoje, com 16 anos de história, a UFSM-FW possui infraestrutura mais adequada as necessidades de uma Universidade, crescente número de servidores capacitados para atender a comunidade acadêmica, tanto docentes quanto técnico-administrativos.

Mais gratificante que perceber a evolução do campus é poder relembrar os momentos de superação que cada aluno e cada servidor carrega consigo, cada luta vencida para chegar até aqui e alcançar os objetivos de estudar, trabalhar e participar da história de uma universidade federal regionalizada, com ensino gratuito e de qualidade.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-9264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes