Campanha “Vida saudável UFSM/FW” – Relato 2

Olá! Tudo bem?

Tenho uma pergunta para você: como você cuida da sua saúde?

Em alusão ao Novembro Azul, uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde, em parceria com o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen, foi perguntar aos servidores homens do Campus o que eles fazem para cuidar da sua saúde.

Está curioso(a) para descobrir as respostas? Então continua lendo e pega estas dicas!!

O professor do Departamento de Engenharia Florestal, Oscar Agustín Torres Figueredo, com 50 anos de idade diz que tem 4 princípios de cuidados da saúde física e mental, são eles:

1) Alimentação saudável: possui elevado consumo de vegetais e frutas, preferencialmente orgânicas. Também bebe muita água e não abusa de bebidas alcoólicas.

2) Atividades físicas: pratica quase todos os dias.

3) Dormir: é essencial para estar bem no outro dia, pelo menos umas 7 horas de sono por noite.

4) Espiritualidade: a saúde mental se resume em não depender das redes sociais; fazer meditação de vez em quando; leitura e análises de textos de cunho sociológico e filosófico; e a música, fazendo aula de violão uma vez por semana.

Além disso, o professor faz consultas e exames pelo menos uma vez por ano, e acrescenta “Alguns homens relutam em fazer o exame do toque realizado pelo urologista porque parece tirar sua masculinidade: pura bobagem e preconceito; eu faço desde os 42 anos. Nesse caso, meu paradigma é ‘não existem benefícios sem sacrifícios.’”

O docente vai à academia 1 a 2 vezes na semana; faz pilates 1 vez na semana; também faz caminhada e anda muito de bicicleta, evitando ir de carro aos lugares, inclusive até a universidade, a qual possui chuveiro e vestiário.

O professor cuida da sua alimentação preparando o seu próprio alimento, tanto para o jantar como para o café da manhã. No almoço, na maioria das vezes, almoça no RU do Campus, que possui um cardápio muito equilibrado.

Ademais, é assíduo freguês da feira agroecológica do campus onde pode conversar com o produtor e saber de onde vem o produto que nutrirá seu corpo e mente.