Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

O Campus da UFSM/FW participa da inauguração da Estufa de Produção de Hortaliças no Presídio Estadual de Frederico Westphalen

Na manhã do dia 08 de dezembro, quinta-feira, ocorreu a inauguração da Estufa de Produção de Hortaliças no Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Nesta, o Curso de Agronomia do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen nas regras do Termo de Cooperação FPE 2121/2021 instituído entre a SUSEPE e a Universidade, é parceiro da ação, o que permitirá a vivência teórica e prática da educação ambiental aos apenados selecionados para o projeto.

Na ocasião se fizeram presentes a vice-diretora do Campus, Professora Eliane Pereira dos Santos, a Professora do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Denise Schmidt, e outros representantes de organizações e entidades do município.

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente àqueles relacionados à promoção da educação ambiental e da produção sustentável. A estufa foi construída na área prisional externa a partir da utilização da mão de obra prisional. A sua manutenção com a produção contínua de verduras também deve se ocorrer, por meio do trabalho de apenados que receberão a devida remição de pena pelos serviços prestados.

A produção deverá complementar as refeições dos funcionários da unidade prisional e doada para as entidades locais como o Lar dos Idosos, Hospital, Centro de Atenção Psicossocial e outros. Com isto, se possibilitará a oferta de alimentos saudáveis na composição das refeições produzidos pelo manejo sustentável e orgânico. E ainda, terá impacto social no processo de ressocialização dos apenados.