Alunas do Curso de Agronomia da UFSM/FW visitam a Rádio Atlântica 98.5 FM da cidade de Constantina/RS

No dia 05 de dezembro de 2022, as integrantes Amanda M. Piva e Katiane A. Sartori do grupo PET Ciências Agrárias do curso de Agronomia da UFSM-FW foram até a cidade de Constantina-RS participar de uma conversa com os ouvintes da Rádio Atlântica 98.5 FM.

O locutor João Carlinhos Camargo foi o mediador da conversa. As acadêmicas falaram aos ouvintes sobre os cursos de graduação que a UFSM campus de Frederico Westphalen-RS oferece, sendo seis cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas, Sistemas de Informação. Conta também com Mestrado em Agronomia: Agricultura e Ambiente e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Além disso, esplanaram sobre a forma de ingresso nos cursos da universidade, sendo necessário realizar a prova do Enem e posterior ingresso pelo Programa SISU (Sistema de Seleção Unificado).

Na mesma oportunidade, divulgaram sobre os vários programas que a UFSM tem, sobre a qualidade da universidade, comentaram sobre os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Sobre as oportunidades de bolsa disponíveis, além da CEU (Casa do estudante universitário).

A UFSM, no ranking de universidades da Times Higher Education (THE), referente ao ano de 2023, figura como a 3ª melhor instituição do Rio Grande do Sul, sendo a 2ª entre as públicas, estando atrás apenas da UFRGS e PUCRS, e a 13ª posição no ranking nacional de 2023, estando entre as melhores faculdades federais (7º lugar no país).

Além do mais, comentaram sobre o Diretório Acadêmico da Agronomia Guilherme Trevisol e sobre o PET Ciências Agrárias, programa do governo federal de estimulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. É desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Agronomia, atualmente com 18 integrantes, 12 bolsistas e 6 voluntários e com tutoria de um professor docente do curso, hoje sendo o Dr. Claudir José Basso. Os alunos se propõem a realizar experimentos de pesquisa a campo, minicursos, simpósios, noites técnicas, além e atividades juntamente com a comunidade externa a Universidade, como doação de sangue, arrecadação de alimentos e agasalhos, trabalhos na comunidade terapêutica Bárbara maix, atua na divulgação da universidade, além de várias outras frentes.

Por fim, a petiana Katiane conclui que: ‘Falar da UFSM nos trás um orgulho imenso, e principalmente falar sobre o nosso curso de Agronomia, que abre muitas portas no mercado de trabalho atualmente. Além disso, a faculdade nos oportuniza desenvolvimento pessoal e profissional e além do diploma, nos dá conhecimento e experiência que levaremos sempre.”