Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM/FW recebe visita de pesquisador renomado para ciclo de palestras

Nos dias 28 e 29 de março, a UFSM/FW recebeu a visita do Professor Marcos A. P. Martins, do Departamento de Química da UFSM. O professor Marcos possui doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), e atualmente é Professor Titular na área de Química Orgânica, sendo um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM. O programa possui conceito 7, a nota máxima concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual se mantém na excelência há mais de 25 anos. O professor Marcos Martins é pesquisador 1A do CNPq e apresenta h-index: 42, publicou mais de 370 artigos em revistas internacionais e é revisor de mais de 70 periódicos científicos. Sob sua orientação e instrução, 45 mestres e 32 doutores foram formados.

A visita teve como objetivo promover discussões e troca de conhecimentos com a comunidade acadêmica, possibilitando, assim, a abordagem de temas importantes para o ensino e pesquisa na vida dos estudantes, especialmente na formação do jovem pesquisador e na busca pela excelência. No dia 28 de março, o professor atuou como avaliador no Seminário acerca do Planejamento Estratégico do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Também ministrou para a comunidade acadêmica do Campus da UFSM/FW, a palestra intitulada: “A jornada da ciência: A formação do cientista e o método científico”, em que discutiu sobre as dificuldades e necessidades para a formação de um cientista, abordando a compreensão do método científico e sua aplicação no dia-dia da pesquisa na fronteira da Ciência.

Na palestra seguinte, realizada no dia 29 de março, intitulada “PPG em Química (UFSM): Estudo de Caso”, o professor Martins apresentou o histórico sobre a implementação do PPG em Química da UFSM, destacando os desafios e caminhos que um programa de pós-graduação deve tomar na busca por um conceito de excelência.

Para saber mais:

O professor Marcos Martins já foi citado no ranking da PLOS Biology 2020 entre os pesquisadores mais influentes do mundo. Na UFSM, é líder do grupo de pesquisa NUQUIMHE (Núcleo de Química de Heterociclos) que inclui mais seis pesquisadores e abriga mais de 40 estudantes de diferentes níveis. Nos últimos anos, introduziu em seu escopo de pesquisa: máquinas moleculares – síntese e estudos estruturais de rotaxanos e Engenharia de Cristais – estudos e interações intermoleculares e propriedades emergentes. Essa nova abordagem consolidou uma base de conhecimento na área de engenharia de cristais e o desenvolvimento de descritores para quantificar a similaridade supramolecular em cristais orgânicos. Dentro da classe das máquinas moleculares estão os rotaxanos, que possuem um componente em forma de anel (macrociclo) e outro em forma de haltere (eixo molecular), os quais estão conectados mimetizando um motor de engrenagem. Os rotaxanos apresentam dois principais movimentos, o de rotação e o de translação do macrociclo em relação ao eixo molecular e podem ser utilizados em diversas aplicações: dispositivos de rotação, dispositivos liga-desliga, carreadores de moléculas e catalisadores de reações orgânicas.

Nessa área de Rotaxanos (atuação há mais de 8 anos), o pesquisador possui várias publicações, com destaque para o convite do Prêmio Nobel 2016, Sauvage, para o volume especial “50 Years of Rotaxanes” (EurJOC, 2019, 21, 3451 e 3464). Outros trabalhos podem ser destacados, como a utilização de estruturas metálicas orgânicas de rotaxanos (MORFs) para entrega controlada de cargas (J Am Chem Soc, 2020, 142, 31, 13442), a avaliação de interações intercomponente (EurJOC, 2018, 36, 2018, 4978) e o estudo da formação de polimorfos (Cryst Growth Des, 2019, 19, 2, 1021).