Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores e acadêmicas lançam e-book que aborda a interligação entre temas socioambientais e relações públicas



A publicação Temas Socioambientais em Relações Públicas possui o selo da Editora FACOS – UFSM e está disponível gratuitamente para download.

Fazer frente às questões socioambientais já não é mais uma opção. O Estado não dá conta de seus deveres de garantir – entre outros – saúde, educação, bem-estar social, saneamento básico, desenvolvimento cultural e socioeconômico a todos e todas. Por isso, cabe às organizações também esse papel. E mais do que serem reativas diante do risco de falta de matéria-prima, por exemplo, é terem a responsabilidade como valor, atitude e compromisso, não apenas sendo responsável guiada por interesses financeiros como também oferecer um ambiente de trabalho salubre às pessoas, promover a equidade de gênero, a inclusão e a integração de pessoas com deficiência, pessoas transgêneras e pessoas negras em seus quadros, transformar positivamente a realidade das comunidades em que estiverem inseridas e preservar a biodiversidade.

Isso porque a realidade exige muito mais do que cumprir as obrigações legais e de transparência com vistas a prestar contas a acionistas. Demanda uma política institucional que tenha na sua essência valores que garantam honestidade nos negócios e impacto social positivo. É urgente que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – que constam na Agenda 2030 – sejam levados a cabo não apenas pelo terceiro setor, mas por todos os setores da sociedade e, principalmente, pelas empresas e indústrias, maiores empregadores e que causam grande parte da poluição.

Nesse contexto, o projeto de ensino “Temas socioambientais em Relações Públicas: uma contribuição bibliográfica produzida por discentes de graduação” – que deu origem ao e-book – surgiu devido à escassez de bibliografia específica a respeito das inter-relações entre Relações Públicas e temas socioambientais, tendo a necessidade de recorrer à bibliografia genérica sobre o tema ou afim à área. Tendo isso em vista, o e-book visa discutir temas socioambientais em Relações Públicas, problematizar as questões mais latentes nas discussões, aprofundar os temas a partir de leituras complementares, fomentar a produção acadêmico-científica entre as alunas, promover a articulação dos temas socioambientais com os conteúdos de outras Disciplinas do Curso, incentivar as práticas socioambientais na atuação futura dos graduandos nas organizações qualificando a comunicação para a sustentabilidade.

O projeto de ensino foi implementado em 2022 junto à Disciplina de Temas Socioambientais já existente no Curso de Relações Públicas da UFSM Campus FW. A partir dela, busca-se compreender os cenários socioambientais e o modo como estão interligados com a comunicação organizacional e com as atividades de relações públicas. Para isso, ela abrange temas como paradigmas ecológicos, ESG, mudanças ambientais globais, questões emergentes na esfera local, problemáticas socioambientais e a relação com a comunicação organizacional, gestão de processos comunicativos em organizações socialmente responsáveis, responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa, gestão socioambiental, indicadores socioambientais de Balanços Sociais e de Relatórios de sustentabilidade.

É sobres estes temas organizados pelos Professores Jones Machado e Rafael Foletto que as acadêmicas de Relações Públicas Ana Teodora Gomes Sartori, Ana Valentina Binotto Ferreira, Carina Corazza Vogt, Eloisa Brisolla Andrades, Fernanda Lopes Ribeiro, Geísa De Borba Pinheiro, Jéssica Pedrolli Giroto, Kevllin Naiara Pereira, Luiza Beatriz Do Nascimento Rosa, Luisa Carmanin Ramos Moreira, Luiza Genehr Zart, Luma Pacheco Ferreira, Nátali Kleinert Seger, Nívia Barbosa Ribeiro, Ravena Rocha Luiz, Shelley Brisola Sampaio, Tainá Renata Januário, Taís Priscila Cruz Trindade redigiram os textos que compõem o ebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-10279

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes