Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Agência Íntegra promove 2ª edição do evento Movimentação

A Agência Experimental de Comunicação Íntegra, laboratório vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), promoverá a 2ª edição do evento Movimentação, atividade que visa integrar os acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. O evento acontecerá no dia 31 de maio, quarta-feira, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen.

As atividades iniciarão no turno da manhã com uma recepção no Centro de Convivência, às 8h30min, logo em seguida serão realizadas oficinas práticas. No turno da tarde ocorrerá a palestra “Comunicação no Agronegócio: desafios e oportunidades”, com as egressas Ana Paula Born, relações-públicas da Agross do Brasil, e Débora Franke, jornalista e Analista de Mídias Sociais da 3tentos, que irão falar sobre suas experiências pessoais na atuação da comunicação dentro do agronegócio.

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS – TURNO DA MANHÃ

Entrevista de Emprego: Como montar o currículo e como se apresentar – Capacitar na montagem do currículo profissional e em como se apresentar em uma entrevista de emprego. Ministrada pela profa. Lana Campanella, contendo 30 vagas.

RPG – Isso não é um jogo: Temas ligados ao funcionamento do Estado brasileiro, cidadania e informações de interesse público serão vivenciados de forma prática, levando as e os participantes a experimentar os desafios das práticas de comunicação na política e no meio governamental. Ministrada pela profa. Vera Martins, contendo 25 vagas.

Oficina de efeitos sonoros: Breve histórico, possibilidades de uso e sobretudo exercícios de manuseio de recursos como reverb, delay, flanger, phaser e pitch, seja em mesa de som ou por meio de software de edição de áudio. Ministrada pelo prof. Luis Fernando Borges, contendo 30 vagas.

Verificação de Fatos no Combate à Desinformação: A oficina trará técnicas de verificação de fatos nas mídias digitais como forma de combater a desinformação. Serão realizados exercícios de verificação online. Ministrada pela profa. Luciana Carvalho, contendo 20 vagas.

Como analisar textos midiáticos? A oficina propõe um percurso metodológico-analítico pelos estudos do discurso e da enunciação, de modo a fornecer subsídios teóricos para a leitura, a compreensão e a análise de textos que circulam tanto nas redes sociais digitais, quanto nos portais de notícia e/ou em outros espaços midiáticos. Ministrada pelas profas. Marluza da Rosa e Márcia Boabaid, contendo 15 vagas.

Descrição de imagens para redes sociais digitais – Sensibilizar os/as estudantes para a prática da comunicação acessível, capacitando-os na elaboração de descrição de imagens e no uso do texto alternativo em redes sociais digitais. Ministrada por estudantes da disciplina de Laboratório de Comunicação Acessível nas Organizações, com supervisão da profa. Patrícia Pérsigo, contendo 15 vagas.

Por dentro do Clima: A oficina propõe uma discussão de como podemos diminuir as emissões e também buscar formas de se adaptar às mudanças climáticas. A partir de uma mini palestra sobre o tema, faremos um jogo coletivo para discutir e aprender mais sobre o alerta global sobre o tema. Ministrada pela profa. Cláudia Herte de Moraes, contendo 20 vagas.

O evento é aberto a estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, com inscrições gratuitas, a partir desta segunda-feira, dia 22, por meio de formulário online, até o preenchimento das vagas previstas. Haverá emissão de certificado.

O Movimentação vem sendo organizado pelos bolsistas da Agência Íntegra, juntamente com as professoras coordenadoras e voluntários, contando com a cooperação de docentes, discentes, técnico-administrativos e convidados externos. Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas pelo perfil da Agência Íntegra no Instagram, @integraufsm, ou pelo e-mail agenciaintegra@ufsm.br.