Durante os dias 8 e 10 de junho aconteceu, em Guarapuava, no Paraná, a 23ª edição do Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, o Intercom Sul. 900 congressistas, entre eles professores, alunos e pesquisadores da área da comunicação da região sul do país, estiveram presentes no congresso. A Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro, foi escolhida para ser a sede do evento, fato que já havia ocorrido em 2008. O tema escolhido para este ano foi “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.
No primeiro dia, pela manhã, a abertura do Intercom Sul contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica Lobo Guará, da Unicentro.Também houve uma mesa redonda, com a participação da jornalista Katia Brembatti, editora do jornal Estado de São Paulo, e do jornalista Ivan Mizanzuk, produtor do podcast O Caso Evandro. O debate tinha o tema “A investigação jornalística como ferramenta de transformação social”. Durante a tarde, aconteceram as apresentações do Expocom, cujo objetivo era apresentar amostras de trabalhos práticos de comunicação em formato de competição entre categorias.
No segundo dia, ocorreram as apresentações do Intercom Jr, as quais eram trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação. Os estudantes Gabriel Bueno, Lidia Tedesco, Júlia de Sá, Isabeau Santana, Heloisa Marques e Taís Busanello apresentaram seus trabalhos, representando o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Além deles, as estudantes Luane Alvarenga e Renata Mattana foram as representantes do curso de Relações Públicas da UFSM/FW no Intercom Jr. Durante a noite, o escritor e jornalista, Juremir Machado da Silva, palestrou sobre o desmonte e reconstrução da comunicação e das políticas científicas.
No terceiro e último dia, aconteceram oficinas e minicursos, que tratavam de temas variados. Pela tarde, aconteceu a premiação do Expocom e três grupos da UFSM foram premiados. Um dos grupos vencedores era composto pelas estudantes de Jornalismo Joana Kraemer, Camila Amorim e Laura Borin do campus de Frederico Westphalen. O trabalho “Vamos falar sobre remição penal?: Reportagem sonora sobre a importância das atividades educacionais como instrumento de ressocialização”, orientado pela professora Mirian Quadros, foi premiado na categoria Reportagem em áudio/radiojornalismo.
Texto: Beatriz Vieira
Revisão: Lana Campanella (Conrerp 1843)
assessoriafw@ufsm.b