Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Projeto inspirado no Movimento Meninas Olímpicas é aprovado pelo parlamento

A vereadora Marina Callegaro, autora da proposição, encaminhou um projeto de lei para a criação do Prêmio Meninas Olímpicas destinado às estudantes santa-marienses de escolas públicas municipais que participarem das olimpíadas científicas. O objetivo da premiação é reconhecer o esforço e a dedicação das participantes.

O projeto aprovado foi elaborado pelo Movimento Meninas Olímpicas, idealizado e coordenado pela Professora do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Nara Bigolin. A professora da UFSM/FW compõe o comitê de igualdade de gênero da Universidade Federal de Santa Maria, que pretende estimular a participação feminina nas competições científicas, buscando ampliar suas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Esse projeto foi sugerido pela professora Nara também ao Senado, a Câmara Federal e várias assembleias legislativas, das quais 5 já tiveram o projeto aprovado nos estados do RS, AM, ES, PR e MT. Em vários outros estados o projeto de lei para a criação do Prêmio Meninas Olímpicas está em andamento.

O Movimento Meninas Olímpicas também organiza e apoia olimpíadas femininas nacionais. Atualmente existem 4 olimpíadas femininas nacionais: Torneio Meninas na Matemática criado em 2019, Torneio Feminino de Computação criado em 2020 e dois torneios criados este ano: Torneio de Física para Meninas  e a Olimpíada Feminina Nacional e Química, todas para estudantes do ensino fundamental e médio.

O prêmio será organizado na forma de um Certificado Institucional, contendo o brasão da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, acrescido do nome da estudante e da categoria em que tenha participado. O prêmio vai ser composto em dois níveis, o primeiro compreendendo meninas do sexto e sétimos anos do ensino fundamental, e o segundo do oitavo e nono anos.

A aprovação do parlamento consolida a legislação referente à concessão de certificados, troféus, prêmios, medalhas, comendas, títulos, distinções, títulos de benemerência e outras condecorações instituídas por Leis, Decretos e Resoluções Municipais, no campo do Poder Legislativo Municipal.

Julia Cechin

A Assembleia Legislativa do RS homenageia as meninas olímpicas do RS desde 2016.