Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM recebe nota máxima em avaliação institucional realizada pelo MEC

Nesta quarta-feira (28), a Universidade Federal de Santa Maria recebeu nota máxima no recadastramento institucional, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o qual é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação aconteceu de forma online, contando com a contribuição dos docentes, dos discentes e dos técnico-administrativos em educação. O processo avaliativo contou com a submissão de documentos institucionais para o INEP, tais como o balanço patrimonial e financeiro, as normativas de funcionamento da UFSM e os relatórios de comprovação de vínculo, de formação, de titulação e de produção de todos os docentes da universidade.

O recadastramento institucional acontece uma vez a cada dez anos, no formato In Loco, e classifica as instituições de Ensino Superior de 1 a 5. Entende-se que as entidades educacionais que recebem nota igual ou superior a 3 apresentam índices satisfatórios de ensino e estão aptas para permanecerem ativas. A UFSM vinha se preparando desde 2020 para esse processo, que foi adiado em virtude da pandemia de Covid-19. O Pró-Reitor de graduação, Professor Jerônimo Tybusch, e o Procurador Educacional Institucional, Douglas Almeida, foram os responsáveis por apresentar a universidade para os avaliadores do MEC.

A avaliação dos avaliadores do INEP conta com 48 critérios avaliativos, que são divididos nos seguintes eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura. A UFSM foi classificada com nota 5 em todas as categorias, o que a torna uma das melhores instituições de Ensino Superior do país. Para a reitoria, para os docentes, para os técnico-administrativos e para os estudantes da universidade, o sentimento é de dever cumprido e de muita felicidade.

Texto: Beatriz Vieira

assessoriafw@.ufsm.br