UFSM/FW recebe estudantes de várias regiões do Sul do Brasil para a realização do Vestibular Extraordinário da UFSM

No último domingo (9), aconteceu o Vestibular Extraordinário 2023 da Universidade Federal de Santa Maria, no campus de Frederico Westphalen. Mais de 500 estudantes, vindos de várias regiões do Sul do Brasil, estiveram presentes para a realização do vestibular, que ocorreu durante todo o dia. A prova foi dividida em três partes, sendo duas separadas para a resolução de questões e uma para a escrita de uma redação em formato de artigo de opinião, cujo tema era “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, a palavra norteadora para a elaboração do vestibular foi “felicidade”. A escolha surgiu a partir da reflexão de uma sociedade pós-pandemia. “Como a gente pode construir a felicidade nesse contexto pós-pandêmico, o quanto estar feliz é importante para nós e como cuidar da saúde mental é importante”, pontuou Tybusch. Além disso, um dos temas abordados foi “Mulheres na Ciência”, que se deu pelo fato da Universidade ser uma das instituições com o maior número de pesquisas realizadas por mulheres.

De acordo com os números oficiais, divulgados pela reitoria da UFSM, 9.537 candidatos estavam aptos para realizar a prova. Todos os campus da Universidade, que estão nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, receberam os estudantes. Apesar da distância geográfica, a taxa de abstenção foi uma das mais baixas da história com uma média de 15,54% pela manhã e 15,79% pela tarde. O campus de Frederico Westphalen teve a menor taxa entre todos os polos, com 13,09%.

O Coordenador do Vestibular na UFSM/FW,  Régis Diniz, destacou a importância da realização da prova para a região. “A importância do vestibular é, não só para a Universidade, como também para a região […] pois gera crescimento econômico e promove, então, o acesso à educação”, destaca. Marieli Mulinari, chefe do Setor de Infraestrutura do campus de Frederico Westphalen e a responsável por auxiliar Diniz, conta que a participação deste polo foi fundamental para acolher os estudantes que estão mais afastados da região de Santa Maria, como Santa Catarina e Paraná. “Nós ficamos muito felizes em poder participar dessa etapa […] porque viabiliza e valoriza as pessoas da nossa região”, pontua. Além disso, o vestibular contou com a ajuda dos servidores e de alguns estudantes de pós-graduação da UFSM.

Boa parte dos estudantes que foram fazer o vestibular em Frederico Westphalen estavam inscritos para o curso de Medicina, que só é ofertado na sede da UFSM. Muitos saíram de cidades, de dentro e de fora do estado, como no caso de Celina, que saiu de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, para realizar a prova. Ela conta que estava muito feliz por voltar aos estudos e que ainda precisa estudar mais. Celina também relembra a importância do estudante respeitar os seus limites e o seu psicológico, principalmente para aqueles que desejam ingressar em um curso muito concorrido.

O Vestibular Extraordinário 2023 foi o primeiro vestibular da UFSM pós-pandemia, mas não será o último. A reitoria planeja realizar outro em janeiro de 2024, o qual terá vagas destinadas para todos os campus, incluindo o campus de Frederico Westphalen. Entretanto, o vestibular não será a única forma de ingresso na Universidade, pois ainda haverá vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).  A Vice-Diretora da UFSM/FW, Eliane Pereira dos Santos, também pontua a importância do vestibular para a região e relembra que essa é uma grande oportunidade de visibilidade para o campus. “Muitos familiares, parentes, primos, irmãos, que estão acompanhando os vestibulandos passam a conhecer o nosso campus e, quem sabe, possam ter uma oportunidade de [fazer] um curso aqui”, comenta.

Texto: Beatriz Vieira