Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Professor do curso de Agronomia da UFSM/FW, em parceria com a Emater, promove cursos para auxiliar produtores agrícolas da região

O curso de Agronomia da universidade objetiva oferecer aulas informativas para a comunidade do agronegócio

O professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), Dr. Gilvan Moisés Bertollo, em parceria com a Emater, promove cursos de curta duração visando a instrução da comunidade agrícola para aplicação correta de defensivos agrícolas.

O professor explica que a aplicação incorreta dos produtos químicos é o principal fator que causa a poluição do meio ambiente. As condições climáticas ideais, quando seguidas corretamente, podem ser decisivas na efetividade dos produtos aplicados, explica Bertollo.

Muitas vezes o aplicador possui pouco prazo para efetuar a aplicação, o que leva o trabalhador a realizar essa tarefa em condições inadequadas. O professor explica que a manipulação do produto com uma temperatura muito elevada e umidade muito baixa, pode resultar na evaporação da gota contendo produto químico para o meio ambiente, levada pelo vento para outras áreas.

Observando essa problemática, o projeto objetiva levar informações decisivas até o produtor, dessa forma diminuindo as taxas de aplicabilidade incorreta. A ideia é oferecer cursos de pequena duração para localidades regionais que trabalham com aplicação química, esclarecendo dúvidas e prevenindo os agricultores. O curso teórico-prático vai possuir uma didática simples, procurando não ocupar muito tempo dos aplicadores, e um momento de prática orientada pelo professor e estudantes do curso de Agronomia.

Além disso, a programação das atividades inclui a verificação dos pulverizadores, buscando a conservação e a eficiência dos equipamentos. Analisar a presença de vazamentos, desgaste de peças, além da realização da regulagem e calibração dos equipamentos, são alguns dos cuidados que o curso pretende tomar durante as visitas, conta Bertollo.

Outro propósito do projeto é possibilitar a participação dos alunos de iniciação científica do laboratório da universidade, que podem acompanhar o desenvolvimento do curso, auxiliando tanto na condução das atividades, desde a preparação, como na execução das tarefas práticas. Ademais, o plano é permitir que alguns alunos, dependendo da evolução acadêmica, ocupem uma parte da apresentação teórica sob o acompanhamento do professor.

O projeto ainda está no início mas não possui prazo final. Segundo Bertollo, a intenção é estender o programa devido a alta demanda regional e às questões de deslocamento. Além disso, o professor já pensa em ampliar os cursos para outras máquinas, objetivando reduzir a perda de colheitas, ampliar a qualidade de semeadura e o desenvolvimento de outros temas importantes. A empresa parceira do projeto, Emater, também apresenta preocupações com a segurança na utilização de máquinas agrícolas. Na opinião de Bertollo, muitas vezes os problemas de segurança se devem a imprudência e descuido, sendo assim, a ideia também é estender o projeto para a proteção no manuseio das ferramentas, pois “todo detalhe pode fazer diferença e salvar vidas”, nas palavras do professor.

A universidade pública busca contribuir para a comunidade e região, levando informação, conhecimento e desenvolvimento para diferentes áreas, sendo um dos compromissos da UFSM/FW.

Julia Cechin