A partir do mês de julho, a região do Médio Alto Uruguai contará com uma nova atração em algumas rádios locais, que terá como objetivo trazer informações confiáveis sobre Mídia, Ciência e Política. É o ‘Da Hora na Rua’, programete de rádio produzido pelo projeto de extensão da ‘Agência da Hora’, desenvolvido no curso de Jornalismo do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM-FW), sob coordenação das professoras Mirian Redin de Quadros e Luciana Menezes Carvalho, com financiamento do Fundo de Incentivo à Extensão da UFSM – FIEX. O objetivo principal do projeto é ajudar a combater a desinformação por meio da educação midiática.
Com episódios curtos, o ‘Da Hora na Rua’ terá respostas objetivas e de fácil compreensão para perguntas ligadas ao universo da cidadania. Como em um bate-papo entre amigos, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, de forma simples, conceitos complexos, ajudando os ouvintes a desmistificar alguns conceitos que, por meio da desinformação que circula na internet, acabam distorcendo os fatos.
Os apresentadores do programa são estudantes de Jornalismo da UFSM-FW, contando com participações especiais de especialistas, que irão ajudar a entender de uma forma mais prática alguns conceitos. Os alunos também irão às ruas das cidades para realizar perguntas e trazer dúvidas dos moradores, garantindo que os assuntos tenham relevância para a comunidade local e estejam dentro da realidade da região. Essa abordagem permitirá conquistar uma conexão mais próxima com a comunidade e incentivará a participação ativa no combate à desinformação.
O ‘Da Hora na Rua’ irá ao ar inicialmente nas emissoras comunitárias de Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Erval Seco e Caiçara, sendo aos poucos levado a outras cidades da região. Além do programete, o projeto contará com oficinas de combate à desinformação nas rádios parceiras.
Para mais informações, acesse o site e as redes sociais do projeto.
Fonte: Agência da Hora