Comunidade acadêmica da UFSM/FW apresenta Trabalhos de Pesquisa no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional, sedia a sua 46º edição em formato híbrido. A etapa remota inicia hoje, 29/08, e ocorre até quinta-feira, 31 de agosto. Já a etapa presencial, acontece entres os dias 05 e 08 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas – Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. O evento reúne, desde 1977, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, para debaterem tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação.

Em 2023, Doutores, Mestres, Mestrandos e Graduandos, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, apresentaram trabalhos de pesquisa em ambas as etapas do Congresso. Confira abaixo, a lista de trabalhos a serem apresentados:

Etapa remota – 29 à 31/08 Categoria: GPs – 23º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom Políticas de igualdade de gênero e de comunicação: desafios institucionais na UFSM – Campus Frederico Westphalen – Vera Martins, Lays Vitória de Souza e Millena Oliveira Matoso (UFSM) Comunicação organizacional em instituição de ensino superior: a newsletter como elo entre cursos, docentes e discentes – Daiane Scheid (UFSM/FW), Mirian Redin de Quadros (UFSM/FW), Fabiana da Costa Pereira (UFSM/FW). Categoria: Intercom Júnior – 18ª Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Sobre memes, jornalismo e podcast: as estratégias de humanização no podcast “Além do Meme” – Yasmin Roman Zandonai Vilanova; Mirian Redin de Quadros (UFSM). Temas da vulnerabilidade social nas reportagens sobre emergência climática no Portal G1 entre janeiro a maio de 2023 – Taís Schakofski Busanello; Cláudia Herte de Moraes (UFSM) Cine Escola Guarujá: relatos metodológicos de um aprendizado colaborativo – Fernanda de Abreu, Júlia de Sá, Joel Felipe Guindani (UFSM) Interação com Ouvinte em Podcasts de Literatura: Estudo de Caso do Põe na Estante – Natalie Pereira Soares, Mirian Redin de Quadros (UFSM) Letramento enunciativo – midiático: A percepção crítica pode auxiliar no combate à desinformação? – Amanda Spohr Demamann, Márcia Elisa Vanzin Boabaid (UFSM).

Etapa Presencial – 05 à 08/09 Categoria: GPs – 23º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom Tecnologia e Imagem em relação a partir da perspectiva Simondeana – Raquel Schaefer Klauck (UFSM) e Joel Felipe Guindani (UFSM) Estudos de podcasting: panorama da pesquisa em teses e dissertações brasileiras (2004-2023) – Debora Cristina Lopez (UFOP); Carlos Jáuregui (UFOP); Marcelo Freire (UFOP); Mirian Quadros (UFSM); Norma Meireles (UFPB); Roscéli Kochhann (UNEMAT/UFPR); Marcelo Sena (UFOP); Thiago Silva (UFOP); Vítor Hugo de Oliveira Lopes (UFOP); Lívia Gariglio (UFOP) Distrito Criativo Centro-Gare/Santa Maria/RS: um olhar ao espaço da diversidade e inclusão – Fabiana da Costa PEREIRA (UFSM), Fabrise de Oliveira Müller (UFSM), Liciane Brun (UFSM).

Texto: Agência Íntegra