Professora da UFSM-FW será destaque em evento de ações inclusivas no Maranhão

Nos dias 25 e 26 e 27 de setembro de 2023 ocorrerá o 1° Encontro das Ações Inclusivas, na cidade de São Luís/MA, promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Centro Histórico. Neste evento estão programadas diversas atividades como palestras, oficinas, gincanas, apresentações de propostas inclusivas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e momentos de sensibilização, todos voltados para o diálogo e o compartilhamento de experiências sobre a inclusão na escola.

A Dra. Janaina Gomes, professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus em Frederico Westphalen, foi convidada a ministrar uma oficina de fotografia para cegos durante o pré-evento, nos dias 22 e 23 de setembro, que resultará em uma exposição fotográfica. A professora também foi convidada a compor a mesa de autoridades na abertura do evento, no dia 25, para falar sobre a Fotografia Inclusiva e sua experiência na inclusão de alunos cegos em cursos de comunicação e acessibilidade na educação superior.

Será a primeira oficina de Fotografia Inclusiva desde a pandemia de COVID19. A novidade será a inclusão de um aplicativo, chamado Rubia Light, para mediação de luz no local da execução da fotografia. O uso desse recurso, segundo a professora, garante maior autonomia da pessoa cega e consolida a proposta iniciada em 2012, quando atendeu a estudante Rubia Steffens, homenageada com o nome do aplicativo.

A visita ao IFMA formaliza uma parceria que as instituições firmarão para promover o ensino da Fotografia Inclusiva. Isso inclui a capacitação de servidores do IFMA para utilizar a metodologia desenvolvida pela professora na UFSM de forma continuada, incentivando as pessoas cegas a incluírem a fotografia em seu cotidiano.

MAIS INFORMAÇÕES

Contato: Profa. Dra. Janaína Gomes