Professor Jurandir Balestrin realiza doação para Estação de Tratamento de Efluentes da UFSM-FW

Jurandir Balestrin, um professor de história de 61 anos, apaixonado por sua cidade, Palmitinho-RS, e pela natureza, realizou um sonho que trazia desde sua juventude. Inaugurou em 2014 o “Museu Colonial Francisco Balestrin”, um espaço dedicado à preservação da memória da região noroeste do estado. O museu abriga uma vasta coleção de peças únicas, que Jurandir adquiriu ao longo de anos de muita pesquisa e empenho.

Além de sua paixão pela história, Jurandir é um entusiasta do meio ambiente. Seu projeto ambiental, “Jardins Pela Colônia,” é uma extensão natural de seu compromisso com a comunidade, onde ele viu nas flores uma oportunidade de embelezar a cidade. O projeto concentra-se na preservação de espécies de importância histórica e paisagística e no plantio pela Rodovia Luiz Carlos Panosso, que faz homenagem ao ex-prefeito da cidade de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso, falecido em 2020.

Uma das plantas cultivadas pelo professor e que enfeitam a Rodovia é a Canna x generalis, popularmente conhecida como biri ou caité. Essa planta, além de ornamentar jardins, pode ser utilizada para o tratamento de efluentes em sistemas conhecidos como Wetlands Construídos. Esses sistemas constituem uma das unidades da recém construída Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Casa do Estudante Universitário (CEU) da UFSM-FW. Sabendo da demanda do campus, o professor Jurandir gentilmente ofereceu uma generosa doação das lindas plantas para que fossem usadas na ETE. Ao todo, foram destinadas cerca de 400 mudas de caité, que já integram a composição dos Wetlands Construídos e, em breve, enriquecerão o paisagismo do campus com suas belas flores de cor alaranjada.

Para firmar a parceria com o professor, no dia 09 de setembro deste ano, os membros do Grupo de Estudos em Saneamento Rural (GESAR), que trabalham com a operação e pesquisas da ETE, visitaram o Museu Colonial. Na ocasião estavam presentes os professores Marcus Bruno Soares, Raphael Côrrea e Samara Terezinha; a mestranda Gabriela Anzanello Rodrigues; os graduandos em Engenharia Ambiental e Sanitária Diogo Santos, Giana Silva e Mateus da Rosa e bolsista de ensino médio, Gustavo Spagnol. O GESAR agradece o lindo gesto do professor Jurandir, que possibilitou o funcionamento da ETE na Casa do Estudante.

Texto: Gabrieli Sousa, bolsista de comunicação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.