UFSM oferece Curso de Combate ao Racismo EAD para universitários e profissionais da Educação

O Programa de Extensão Mão na Mídia, do Departamento de Ciências de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria/FW, promove a segunda edição do Curso de Combate ao Racismo. Este curso de extensão visa sensibilizar os participantes sobre os debates em torno do racismo e suas diversas formas de manifestação, com o intuito de fornecer ferramentas para seu enfrentamento. A atividade é realizada em parceria com o Observatório de Direitos Humanos (ODH) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da universidade e está com inscrições abertas.

O curso é voltado para estudantes universitários e profissionais de educação de todas as áreas e níveis. Com a capacidade de 50 vagas, o curso será ministrado na plataforma Moodle da UFSM, com atividades assíncronas que promovem uma interação significativa entre os participantes. Com carga horária de 20 horas, a ação de extensão acontece entre 16 de outubro e 30 de novembro de 2023.

O conteúdo programático abordará temas essenciais, incluindo a estruturação do racismo e da desigualdade racial no Brasil, referências do movimento negro nacional, racismo institucional e ações afirmativas, feminismo negro, a conexão entre racismo e questões ambientais,  bem como os desafios da igualdade racial para a Agenda 2030.

A coordenação do curso está a cargo da Professora Cláudia Herte de Moraes, do Departamento de Ciências da Comunicação e conta com a contribuição de outros docentes e profissionais, incluindo o coordenador do ODH, Victor De Carli Lopes.

Para se inscrever no Curso de Combate ao Racismo, preencha o formulário https://forms.gle/wZsSSndthXaNdSzK7. As inscrições são homologadas conforme ordem de chegada e vagas disponíveis, até o prazo máximo de ingresso na turma, no dia 30 de outubro. Para obter informações adicionais, entre em contato: maonamidia@ufsm.br.

Nicolas Felippetti – Bolsista FIEX UFSM