UFSM/FW realiza programação especial em alusão ao Novembro Negro

O mês de novembro é nacionalmente conhecido como o mês da luta contra o racismo. Foi neste mês, há quase 400 anos, que morria o líder quilombola Zumbi dos Palmares, o qual é tido como figura emblemática da resistência negra no Brasil. Foi graças a ele que o dia 20 de novembro ficou conhecido como o Dia da Consciência Negra.

Para manifestar o seu apoio à comunidade negra, a Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, preparou uma programação pensada especialmente para o combate e reflexões sobre o racismo. No começo do mês algumas ações foram realizadas, tais como palestras, exposição de arte e debates. Até o fim de novembro outras atividades ainda irão acontecer.

Programação:

Dia 20, às 14h, e no dia 21, às 19h30: “A contribuição dos povos africanos na formação cultural do Brasil”, palestra realizada pelo Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Frederico Westphalen, Samba Sané.

Dia 22, às 16h: Cine debate, realizado pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) em parceria com o Projeto de Extensão Comunicare RP.

Dia 29, às 17h: Encontro do Clube de Leitura “Lendo Mulheres”, debate sobre o Livro “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis.

Todas as atividades acontecerão no Centro de Convivência da UFSM/FW. Elas são abertas ao público interno, ou seja, todos podem participar. Além disso, a participação é gratuita.

Texto: Beatriz Vieira, Bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW