Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto ‘Da Hora na Rua’ (UFSM) realiza bate-papo sobre combate à desinformação com a rádio comunitária de Frederico Westphalen



O projeto de extensão ‘Da Hora na Rua’, promovido pela Agência da Hora, do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, realiza, na segunda-feira, 04 de dezembro, o bate-papo ‘Furando a bolha: combate à desinformação nas rádios comunitárias’, com a participação da Rádio Comunitária de FW. O evento, que vai acontecer na Câmara de Vereadores do município a partir das 18h30, marca o encerramento do projeto de extensão, desenvolvido ao longo de 2023 em parceria com emissoras comunitárias da região. 

O projeto é coordenado por docentes do curso de Jornalismo da UFSM/FW e conta com a participação de bolsistas, estudantes voluntários e servidores da universidade. A ação, desenvolvida na Agência Experimental de Notícias Da Hora, foi dividida em duas partes: programetes educativos de rádio e oficinas para os comunicadores das emissoras, ambas atividades visando combater a desinformação sobre diversos temas, como imposto de renda, acessibilidade e inclusão, democracia, STF, direitos humanos, e o que fazem vereadores, deputados e senadores. A parceria envolveu as rádios comunitárias de Frederico Westphalen, Caiçara, Erval Seco, Taquaruçu do Sul e Palmitinho. 

Além dos programetes, foram ministradas quatro oficinas nas rádios de Caiçara, Erval Seco, Taquaruçu do Sul e Frederico Westphalen. O objetivo foi conversar sobre o combate à desinformação nas rádios comunitárias e falar da importância da verificação das informações antes de elas serem levadas ao ar. 

A atividade da próxima segunda-feira, com a rádio comunitária de Frederico Westphalen, tem como objetivo fazer um balanço do projeto e debater a importância do rádio no combate à desinformação, em um momento em que a sociedade está polarizada, vulnerável às informações falsas e equivocadas que circulam na internet. O público também poderá fazer perguntas aos professores, estudantes e profissionais da rádio. Haverá certificação de 4 horas de ACG para os estudantes que participarem.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11062

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes