Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Diretor da UFSM/FW publica boletim sobre os eventos meteorológicos do inverno em Frederico Westphalen



O diretor do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen, Professor Braulio Otomar, publicou um boletim sobre um estudo meteorológico feito sobre as temperaturas do inverno em Frederico Westphalen. O boletim se refere à coleta do elemento meteorológico temperatura do ar para a estação do inverno nos últimos 16 anos da Estação Meteorológica Automática de Superfície ligada ao Laboratório de Agroclimatologia/Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais/Instituto Nacional de Meteorologia (LAGRO/INMET). A estação está localizada na área da UFSM/FW. 

De acordo com estudo realizado, durante a estação do inverno, a temperatura do ar teve uma variação de 9,9 a 23,9°C, registrando uma amplitude, de forma geral, de 14,1°C e obtendo uma temperatura média de 16,4°C, ficando 0,7°C acima da normal climatológica. Observando-se a temperatura do ar por ano, 2023 pode ser considerado o inverno mais quente dos últimos 16 anos para Frederico Westphalen – RS. A estação meteorológica registrou uma temperatura do ar média de 18,3°C para esse período, ficando 2,5°C acima da normal climatológica. 

Mesmo com a ocorrência do fenômeno El Niño, o qual proporciona maior ocorrência de chuvas na região e menor incidência de radiação solar devido ao maior número de dias nublados, o inverno de 2023 apresentou temperaturas mais elevadas. Leia o boletim na íntegra neste link.

Texto: Beatriz Vieira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11067

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes