Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular 2024 da UFSM, em Frederico Westphalen, recebe cerca de 500 candidatos 



No último final de semana, 13 e 14 de janeiro, aconteceu o Vestibular 2024 e o Processo Seletivo Seriado (PSS), da Universidade Federal de Santa Maria. O Campus da UFSM, em Frederico Westphalen, foi uma das sedes para a aplicação das provas. Cerca de 500 candidatos e candidatas estiveram presentes para realizar a avaliação.

O Vestibular e o PSS são as novas formas de ingresso à Universidade, além do tradicional SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova teve o total de 120 questões,  divididas em três etapas. A primeira etapa aconteceu no sábado durante o turno da tarde. Os candidatos tiveram três horas para responder 40 questões, cujo tema era “Animais de Estimação”. A segunda e a terceira etapa ocorreram no domingo. No turno da manhã, outras 40 questões foram aplicadas, desta vez o tema foi “Amazônia”, com o mesmo tempo de duração da primeira prova. No turno da tarde, as 40 questões restantes abordaram o tema “Diversidade Cultural”. A redação deste ano trouxe o tema “Apropriação Cultural”, e deveria corresponder ao formato de carta aberta, endereçada à Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Para responder às questões e redigir a redação, os candidatos tiveram 5 horas. Os estudantes que realizaram o PSS 1 só participaram do primeiro dia de avaliação.

Os vestibulandos e os estudantes do ensino médio vieram de diversas regiões de dentro e de fora do estado. Alguns eram de cidades da região, como Rodeio Bonito, outros de cidades de fora do estado, como Chapecó. Apesar do fluxo de estudantes no Campus, não houveram complicações quanto à organização da equipe para a aplicação das provas. O diretor Braulio Otomar Caron, elogiou o trabalho prestado pelos fiscais, e pela equipe de limpeza e de segurança. 

A UFSM registrou um percentual de abstenção baixo. No primeiro dia, a taxa registrada foi de 13,63% e no segundo dia de 15,14%. Já em Frederico Westphalen, 14,31% não compareceram para realizar o Vestibular e 8,06% não participaram do PSS 1.  

Nesta segunda-feira, 15, foram disponibilizados, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o gabarito preliminar e o caderno de provas. Todas as informações sobre o Vestibular 2024 da UFSM ou sobre o PSS podem ser encontradas no site da UFSM: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/131-2023 ou https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/ingresse-na-ufsm/pss 

 

Texto: Beatriz Vieira, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11189

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes