Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa EstratO (UFSM) e InfluCom (USP) lançam em parceria “Insights para a comunicação organizacional”



No dia 26 de março ocorre o lançamento do livro “Insights para a comunicação organizacional”, uma coletânea de textos de diversos pesquisadores e profissionais sobre temas emergentes na área da Comunicação. Organizada pelos docentes Carolina Terra, Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia M. Pérsigo, a obra é fruto de uma parceria entre os grupos de Pesquisa EstratO (UFSM) e Influcom (USP), sua distribuição é gratuita e está disponível para download no site www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes.

Mais de vinte autores, de diferentes regiões do Brasil, participam da publicação, que conta com o prefácio de Viviane Mansi, profissional com vasta experiência em comunicação corporativa. A capa e o projeto gráfico são de Adriano Batista Rodrigues e a Editora é Facos-UFSM.

Os temas são apresentados na forma de insight, um breve texto que se relaciona com a compreensão, proposição, solução de algo relacionado à comunicação organizacional. A proposta é que o insight provoque novas ideias em cada leitor, gerando a revisão, atualização ou inovação nas reflexões e práticas. Acessibilidade, crise, diversidade, influência, inteligência artificial, mensuração de resultado são alguns dos temas abordados e, para cada insight, há também sugestões de leitura, constituindo assim um material didático com potencial para auxiliar docentes, profissionais e estudantes.

Nas palavras de Viviane Mansi “Os textos conversam com a atualidade: trazem um ponto de partida (e não de chegada), insights (curtos, objetivos, provocativos), falam de temas que estavam completamente fora das nossas preocupações num passado recente, como é o caso da cultura de cancelamento, inteligência artificial e algoritmos, além de atualizarem a visão de outros termos, como é o caso de ESG e a importância da consciência da nossa linguagem e emoções, pois elas constroem mundos.”

A seguir, os temas que compõem a obra e respectivos autores:

  • Acessibilidade Comunicacional – Patrícia Milano Pérsigo; Patricia Carla Gonçalves Salvatori

  • Compliance – Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi; Bruno Carramenha; Gisele Lorenzetti

  • Comunicação Não Violenta – Mithály Paola da Silva; Reges Toni Schwaab

  • Comunicação Pública – Bianca Marder Dreyer; Kátia Viviane da Silva Vanzini

  • Crise – Ana Paula Sartor; Jones Machado

  • Cultura do Cancelamento – Eduardo Gomes Vasques; Patricia B. Teixeira

  • Diversidade – Clarissa Zalewski Daroit

  • Data Comms – Joao Francisco Raposo; Margareth Boarini

  • Emoção e Comunicação – Cynthia Provedel e Viviane Mansi

  • ESG – Natália de Campos Tamura; Raquel Cabral; Rodolfo Guttilla

  • Inteligência Artificial – Carolina Frazon Terra; Eduardo Campos Pellanda

  • Influência Digital – Issaaf Karhawi

  • Mensuração – Daiane Scheid; Valéria de Siqueira Castro Lopes; Suzel Figueiredo

  • Mídias Digitais Corporativas – Adriano Batista Rodrigues

  • Plataformização da Comunicação – Beth Saad; Daniele Cristine Rodrigues; Joyce Souza; Pablo Nabarrete Bastos

  • Stakeholders – Gisele Lorenzetti; Márcio Simeone Henriques

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-11337

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes