Estudantes da UFSM/FW e do IFFAR/FW são premiadas em trabalho científico no Senacitec 2024

Um dos três trabalhos científicos apresentados por estudantes dos cursos de Agronomia (UFSM-FW) e Medicina Veterinária (IFFAR-FW), no VIII Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura (Senacitec 2024), o maior evento nacional de cunicultura, foi premiado. Nesta edição, o seminário ocorreu em Bambuí, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, na segunda semana de março.

Entre os quatro melhores trabalhos do Senacitec 2024, está um recorte do TCC da acadêmica Janieli Mafalda, do curso de Medicina Veterinária do IFFAR-FW. O estudo, conduzido em parceria entre 3 instituições de ensino superior (IFFAR-FW, UFSM-FW e UNIPAMPA), busca compreender o potencial da erva-mate como aditivo natural em produtos cárneos cunícolas. No evento, os dados foram apresentados pela acadêmica Amanda Schuh, do curso de Agronomia da UFSM-FW, que recebeu a distinção.

Segundo a professora Ana Carolina Klinger, estabelecer parcerias cientificas e fortalecer redes de pesquisas entre áreas coirmãs são ações de grande valia no atual cenário que se encontram as instituições de ensino superior brasileiras. Nesse sentido, o Senacitec reuniu acadêmicos, professores, pesquisadores e cunicultores de diversas regiões do Brasil e foi transmitido remotamente para outros países da América Latina. A professora integra a equipe do LEPEP Cunicultura do IFFAR-FW, e esteve presente no evento com os estudantes: Amanda Shuh (Agronomia UFSM-FW), Bruno Silva (Agronomia UFSM – FW), Janieli Mafalda (Medicina Veterinária IFFAR – FW) e Pedro Henrique Carón (Técnico em Agropecuária IFFAR – FW).

Sobre o LEPEP Cunicultura

A cunicultura – criação racional de coelhos – no Campus de Frederico Westphalen do IFFAR, é desenvolvida no LEPEP de Cunicultura, onde são desenvolvidas práticas de ensino para diversos cursos de nível técnico e superior. Sob coordenação da professora Silvana Pedrozo, também são desenvolvidos projetos de pesquisa voltadas para o uso sustentável dos dejetos cunícolas e ações de extensão com ênfase em coelhoterapia.

O LEPEP também contra com estrutura própria para criação de coelhos de forma sustentável, com valas coletoras de dejetos (dispensando o uso da água para higienização e proporcionando a possibilidade do uso integral do esterco) e dois tipos de alojamento para os animais: gaiolas e baias. Para maiores informações sobre projetos e ações entre em contato:

Profa. Silvana Pedrozo, e-mail: silvana.pedrozo@iffarroupilha.edu.br

Profa. Ana Carolina Klinger, e-mail: ana.klinger@ufsm.br

Para saber mais sobre cunicultura acesse a página da Associação Científica Brasileira de Cunicultura: www.acbc.org.br.