De acordo com o registro realizado pela Estação Meteorológica Automática vinculada ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na Universidade Federal de Santa maria – Campus Frederico Westphalen, no dia 02/05/24 apresentou uma precipitação de 154,2 e dia 03/05/24 apresentou 26,8 mm, acumulando no total 181 mm em apenas dois dias. Essa precipitação é considera 18,8% superior à normal climatológica para o mês de maio, que é de 146,9 mm (Figura 1), considerando que para os 10 primeiros dias de maio segundo a normal climatológica é esperado somente 28,9 mm de chuva.
Esse grande volume de chuva em um curto período, dificulta a infiltração da água no solo proporcionando o escoamento superficial, consequentemente essa água tem a tendência de chegar mais rápido aos rios ocasionando o seu aumento e provocando alagamentos.
A ocorrência desse grande volume de chuva que está ocorrendo em todo o estado do Rio Grande do Sul é originada por um contraste térmico. A presença de uma onda de calor localizada na região central do Brasil com grande pressão atmosférica de ar seco e quente bloqueia o avanço da frente fria que veio da Argentina e está estacionária sobre o estado acarretando grandes volumes de chuvas por vários dias. A previsão indica que o tempo em Frederico Westphalen – RS segue nessas condições até o domingo dia 5 de maio.
Texto: Braulio Otomar Caron e Claiton Nardini