Com uma programação diversificada de palestras e rodas de conversa, a UFSM/FW marcou presença no primeiro dia de pavilhão Conexão Expofred Agro
No dia de hoje (01), diversos docentes da UFSM/FW estiveram presentes em palestras realizadas no Pavilhão Conexão Expofred Agro. Pela manhã, o professor e pesquisador Antonio Luiz Santi deu início à participação da UFSM na Expofred 2025 com uma palestra sobre sua startup “ConnectBIO”. Logo em seguida, participou de uma roda de conversa com o tema “Maquinários, drones e grãos”. Dentre os vários tópicos abordados, destacaram-se discussões sobre como a nossa região, e especialmente os pequenos agricultores, vêm se tornando receptores de novas tecnologias agrícolas, antes exploradas apenas por grandes e médios produtores. Segundo Santi, “a região está perdendo o medo de usar as tecnologias”, estando cada vez mais conectada às inovações que facilitam a vida no campo e proporcionam maior aproveitamento das terras.
Durante a tarde, a UFSM seguiu reafirmando a relevância do conhecimento produzido na universidade, participando ativamente das atividades no Pavilhão Conexão Expofred Agro com palestras, rodas de conversa, lançamento de livro e diversas temáticas em pauta. Lucas Navarini, egresso da UFSM Santa Maria, apresentou ao público hipóteses sobre doenças na safra de soja, seus respectivos tratamentos e prejuízos. Mostrou, ainda, como os conhecimentos adquiridos na universidade estão sendo aplicados em pesquisas que buscam tornar o país cada vez mais produtivo. Dando continuidade à programação, Clovis Orlando da Ros, professor e pesquisador do curso de Agronomia do campus, apresentou ao público os resultados obtidos por meio de sua pesquisa na área de fertilizantes. O processo de granulação e extrusão, desenvolvido nos laboratórios da universidade, facilita a produção de fertilizantes organominerais, tornando-os menos granulados. Em seguida, sua participação continuou ativa, ao lado da também docente e pesquisadora da UFSM, Gizelli de Paula, e dos egressos do curso de Agronomia Lucas Navarini e Éverton Manfio. O grupo debateu sobre “Clima, fertilizantes, drones e grãos”, discutindo diversas questões ambientais, como os fenômenos El Niño e La Niña, além da Agenda 2030.
Para fechar a participação docente desta quinta-feira, Antonio Santi e Alexandre Gazzola Neto realizaram o lançamento do livro “Plantas de Cobertura e Ambientes Limitantes”. Na ocasião, Gazzola afirmou que “hoje, o Brasil está no topo da cadeia alimentar quando se trata de estudos sobre plantas de cobertura”. Santi complementou destacando que “gerenciar corretamente as plantas de cobertura torna as lavouras mais rentáveis e mais eficientes também do ponto de vista ambiental”. A publicação reúne experiências de campo, reforçando a importância do manejo sustentável do solo.
Para encerrar o dia de palestras no Pavilhão Conexão Expofred Agro, a empresa júnior AGR, formada por alunos do curso de Agronomia da UFSM/FW, realizou uma breve apresentação institucional. Os estudantes falaram sobre os setores que compõem a empresa, os serviços oferecidos e o objetivo de aproximar a universidade do setor produtivo, buscando atrair potenciais clientes e parceiros interessados em soluções técnicas e acessíveis.
Acompanhe mais conteúdos sobre o evento e os envolvidos:
UFSM/FW: @ufsmfw
UFSM: @ufsm.br
Antonio Luiz Santi: @antonioluissanti
Clovis Orlando da Ros: clovisdaros@gmail.com
Gizelli de Paula: @gizellidepaula
Lucas Navarini: @navarinilucas
Éverton Manfio: @everton_manfio
Alexandre Gazzola Neto: @alexandre_gazzola
AGR: @agrjr
Texto: Júlia Pattoli, estudante do Curso de Jornalismo da UFSM/FW
Fotos: Isabelle Okubo, estudante do Curso de Jornalismo da UFSM/FW
Revisão: Patrícia Milano Pérsigo, Departamento de Comunicação da UFSM/FW; Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW















