
O Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), esteve presente no terceiro dia da Expofred 2025, reunindo professores, pesquisadores, técnicos e estudantes. Durante o evento, o protagonismo das Empresas Juniores e dos Programas de Educação Tutorial (PETs) foi evidenciado como exemplos de espaços que ampliam a formação acadêmica para além da sala de aula, promovendo a integração com a comunidade, instituições educacionais, ONGs e o setor produtivo. A participação reafirma o compromisso da universidade com o ensino, a pesquisa e a extensão.
Entre os destaques está a Ecológica Júnior, empresa vinculada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Atuando desde 2016, a iniciativa desenvolve projetos com foco em demandas do mercado, impacto socioambiental e aplicação do conhecimento acadêmico. Os trabalhos abrangem áreas como água e saneamento, tratamento de efluentes, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @ecologicajr.
A AGR Jr. Consultoria Agronômica, empresa júnior ligada ao curso de Agronomia, também marcou presença. Com foco no fortalecimento do agronegócio e incentivo ao empreendedorismo rural, a AGR Jr. oferece serviços como regulagem de máquinas e implementos agrícolas, manejo e conservação do solo, além de assistência técnica voltada à alta produtividade com responsabilidade ambiental e social. Acompanhe as atividades em @AgrJr.

Já o PET Educom Clima, que reúne estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, busca conscientizar e informar diversos públicos sobre questões ambientais, combate à desinformação e o uso ético da tecnologia. “Participar do PET Educom Clima me torna feliz, pois é gratificante ver um trabalho tão importante tomando forma e saber que faço parte disso”, afirma Marcos Caldeira, acadêmico de Relações Públicas. As ações do grupo podem ser acompanhadas em @peteducomclima.
Outros grupos em destaque são: o PET Florestal e o PET Ciências Agrárias, que têm como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes da área, além da promoção de ações sociais voltadas à comunidade de Frederico Westphalen. Saiba mais pelo Instagram @petflorestalufsm e @pet_ciencias_agrarias
Além dos projetos locais, a Inocular Soluções Agrícolas, empresa incubada no campus de Santa Maria da UFSM, também participou da feira. Com foco em soluções para o manejo biológico e sustentabilidade no agronegócio, a Inocular reforça o papel da universidade como incentivadora da inovação tecnológica e da economia verde. Conheça mais sobre a empresa em @inocular.solucoesagricolasltda.

Texto: Marina Monteiro dos Santos, estudante do Curso de Relações Públicas da UFSM/FW
Fotos: Isabelle Okubo, estudante do Curso de Jornalismo da UFSM/FW
Revisão: Patrícia Milano Pérsigo, Departamento de Comunicação da UFSM/FW; Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW