Evento promoveu a exibição de curta-metragens realizados por estudantes da disciplina de Produção Cinematográfica da UFSM/FW, em dois principais gêneros: ficção e documentário.
Na manhã de hoje (30), o Estúdio de TV do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) foi palco da V Mostra UFSM/FW de Cinema Experimental, realizada pelo Laboratório de Investigação em Imagem do Campus. O evento promoveu a exibição de produções audiovisuais realizadas por estudantes da disciplina de Produção Cinematográfica, vinculada ao curso de Relações Públicas da universidade e ministrada pelo Professor Doutor Joel Felipe Guindani.

Na ocasião, foram exibidos curta-metragens em dois principais gêneros: ficção e documentário. A mostra recebeu tanto estudantes, docentes e técnico-administrativos(as) em educação da UFSM/FW quanto a comunidade externa ao Campus, e contou com a participação de um júri. Os(as) jurados(as) foram responsáveis por avaliar as produções audiovisuais e por selecionar os(as) vencedores(as) das categorias Melhor Ficção e Melhor Documentário, além de nomear outros dois filmes que receberam menção honrosa. No evento, os(as) avaliadores(as) destacaram a qualidade dos filmes apresentados e incentivaram os(as) estudantes a seguirem produzindo obras audiovisuais.
O professor Joel ressalta a importância da disciplina de Produção Cinematográfica e da mostra para oferecer uma experiência completa aos(às) alunos(as) na área do audiovisual: “A disciplina é ofertada com o objetivo de mostrar o lado criativo da comunicação, por meio do cinema. Com ela, é possível vivenciar todo o processo, do início ao fim, da criação de um filme. Nós começamos com a pré-produção, depois escrevemos o roteiro e partimos para a produção, com as filmagens e a edição. Por fim, chegamos na pós-produção, com a mostra. Assim, os(as) estudantes podem ter uma vivência completa de um produto comunicacional e artístico: o curta-metragem”, afirma.
A V Mostra UFSM/FW de Cinema Experimental contou com o apoio do curso de Relações Públicas do Campus e do projeto de extensão Comunicare RP.
Texto e fotos: Aline Eduarda Iora, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW






