O evento, por meio do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena PARFOR, firmou laços com a comunidade e a universidade. Além disso, ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esteve presente na cerimônia.
Coordenadora e professores do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena PARFOR e, alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educom Clima do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), participaram da celebração do Dia dos Povos Indígenas realizada no último sábado, dia 26 de abril, na Terra Indígena Guarita, em Tenente Portela (RS).
O evento contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. A coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, a professora Aline Ferrão Custodio Passini foi convidada e compôs a mesa de honra juntamente com autoridades, em reconhecimento pela UFSM ser a primeira universidade a atuar em território Indígena, sendo a Terra Indígena Guarita uma das comunidades em que ocorrem as aulas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que conta com mais de 100 alunos indígenas da Etnia Kaingang.
A coordenadora do curso, professora Aline comentou sobre a importância do evento e como é fundamental para criar laços entre a universidade e a terra indígena Guarita. “Foi um momento histórico, com a presença da ministra, e nós estarmos juntos com ela, foi um ganho muito grande para a comunidade e o reconhecimento do nosso trabalho como universidade”, exaltou Aline.
A Terra Indígena Guarita possui mais de 24 mil hectares, e conforme o último censo do IBGE conta com quase 9 mil habitantes, sendo território tradicional dos povos Kaingang (Tentente Portela e Redentora) e Guarani (Erval Seco). A celebração reuniu lideranças indígenas, autoridades e a comunidade local, no contexto do Abril Indígena, período dedicado à memória, à resistência e à contínua construção coletiva dos povos originários.
A programação incluiu apresentações artísticas, homenagens e reflexões sobre os direitos, a cultura e o protagonismo indígena no cenário nacional. Durante a cerimônia, o presidente da Conab, realizou a entrega de alimentos e assinou a liberação de novos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), essencial para a segurança alimentar das comunidades indígenas.
Texto: Conrado Araujo, bolsista da Assessoria da Comunicação UFSM/FW juntamente com Raquel Teixeira, representante do PET Educom Clima.




