No dia 14 de agosto de 2025, o Prof. Dr. Oscar Agustín Torres Figueredo, docente do Departamento de Engenharia Florestal do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, realizou a defesa da tese inédita Limites planetários e o capitalismo: decrescer é preciso. A mesma foi apresentada como requisito para promoção à Classe E, Professor Titular e foi a primeira tese inédita realizada por um docente da UFSM/FW.
A Comissão Especial de Avaliação de Desempenho foi formada pelos docentes: Profa. Dra. Rosani Marisa Spanevello, da UFSM Campus Palmeira das Missões (Presidenta), Prof. Dr. Lovois de Andrade Miguel, Prof. Dr. Marcelo Antônio Conterato e Prof. Dr. Sergio Schneider, docentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS).
A destruição ambiental está colocando a humanidade em face de um conjunto de crises sistêmicas que impactam, direta ou indiretamente, as condições de reprodução da vida em escala planetária. Considerando a relevância no contexto atual, este trabalho teve como hipótese a impossibilidade de atingir a sustentabilidade neste atual modelo econômico, que busca um crescimento infinito e expansivo em um planeta com recursos finitos. Apresentou os desafios e as possibilidades perante as crises recorrentes do capitalismo, com alternativas para evitar um colapso socioambiental.
O trabalho decorre da ampla revisão bibliográfica sobre capitalismo, sustentabilidade e desenvolvimento junto com experiências empíricas do docente durante os 15 anos na UFSM/FW. A apresentação do trabalho (defesa e questionamentos) foi realizada no Google Meet e contou com a participação de convidados. A banca fez elogios ao trabalho por apresentar um tema bem atual no contexto das crises sistêmicas do capitalismo; também apontou as críticas correspondentes ao trabalho.
Para maiores informações sobre o trabalho, contatar o professor Oscar pelo e-mail oscar.torres@ufsm.br.