O estudante do curso de Relações Públicas do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), Francisco Ernesto Carvalho Soares, está desenvolvendo sua pesquisa de conclusão de curso de graduação com o objetivo de mapear instrumentos e produtos de comunicação de risco e de crise voltados à população no contexto de eventos climáticos extremos.

Tendo em vista que tais eventos ganharam atenção no Brasil – e também no mundo – aumentando as discussões sobre o tema e o papel da comunicação nesta conjuntura, a pesquisa busca verificar o que os governos e as ONGs do Brasil vêm desenvolvendo no que se refere a instrumentos e produtos de comunicação de risco e comunicação de crise nos últimos três anos (2023 – 2025).
O estudo é conduzido no âmbito do curso de Relações Públicas da UFSM/FW, sob orientação do Prof. Dr. Jones Machado, e busca traçar um panorama da realidade da comunicação de risco e de crise implementada por governos e ONGs. Para isso, é necessário o levantamento de iniciativas cujo intuito consiste em auxiliar a população desde a prevenção até a recuperação em situações como enchentes, secas e deslizamentos de terra.
Participe da pesquisa
Teve acesso ou elaborou algum instrumento de comunicação dirigida voltado aos processos de comunicação de risco e de crise? Responda o questionário pelo endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZXT2CIvUWdis6BJoTRO6batSdXgNN_zAJKrcZ7mD4HIEgtA/viewform, e compartilhe para contribuir com a pesquisa.
Texto: Divulgação.